Aparecida do Taboado (MS) – A caminhada “Passos que Salvam” está marcada para o domingo, dia 27 de novembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre os primeiros sintomas do câncer infanto-juvenil.
Os interessados em participar dessa campanha pela vida podem adquirir o kit da Caminhada “Passos que Salvam”, que é composto por boné, camiseta e garrafinha de água (squeeze), pelo valor de R$ 30,00. Os contato são: (67) 9 9213-5075 ou 9 8125-7889, falar com a Luzia; ou na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), com Carol ou Cristina, no (67) 3565-1749 ou 9 9230-0223; ou na Cassems com a Valéria, pelo telefone (67) 3565-5190.
Conforme uma das voluntárias do evento, Luzia Gavioli, a ação faz parte de uma campanha em prol do Hospital do Câncer em Barretos/SP e tem por objetivo a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.
Luzia lembrou que para que a caminhada “Passos que Salvam” seja um sucesso é necessário o empenho e apoio de toda a comunidade. “Quanto maior o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura”, lembrou.
Anualmente a caminhada ocorre em todos os municípios que a aderem no mesmo dia e horário. Neste ano será feita no dia 27 de novembro, pois é o domingo posterior ao dia 23 de novembro, que é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.
No ano passado o comitê organizador de Aparecida do Taboado vendeu mais de 1.000 kits em prol da causa. Mesmo com o dia chuvoso os aparecidenses foram às ruas para lembrar a importância da campanha. “Hoje o câncer infantojuvenil é a primeira causa de mortes por doença, após um ano de idade, até o final da adolescência”, contou Luzia.
Por que ajudar?
Estima-se que mais de 12 mil crianças sejam diagnosticadas com câncer no Brasil, sendo que apenas 50% receberão atendimentos. Quando isso acontece, muitos deles já chegam com a doença em estado avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do exame e desinformação dos médicos. Além de ter a semelhança dos sinais e sintomas com patologias comuns da infância.
Há também a dificuldade dos profissionais em fechar o diagnóstico dos pacientes, o que atrasa os serviços médicos especializados; por isso, o conhecimento da oncologia pediátrica é tão importante.
Sintomas da doença
Manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza, caroços no pescoço e dores nos ossos parecem sintomas comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem as crianças e os adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.