/

Semana Nacional do trânsito alerta sobre riscos ao volante

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Com o tema “Sou mais um para um trânsito mais seguro”, a Semana Nacional de Trânsito encerra suas atividades nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, depois de realizar várias com o objetivo de conscientizar a população na redução da violência no trânsito. Segundo o Ministério dos Transportes, cerca de 100 pessoas morrem todos os dias em acidentes de trânsito no país. 
    A Coordenadora de Educação de Trânsito, Claudete Alves de Souza, informou que as atividades começaram no dia 18 de setembro e se estenderam até nesta sexta-feira. “Um dos grandes objetivos da Semana Nacional de Trânsito é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas; assim, estamos sempre convocando toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude no trânsito”, destacou.
    De acordo com Claudete, as ações realizadas durante esse período visão orientar e mobilizar a população sobre as regras de trânsito e a importância de uma boa conduta como fator essencial para a redução dos acidentes.

Programação
    A Semana Nacional de Trânsito teve uma ampla programação, que envolveu a entrega de adesivos, palestras nas escolas, apresentação teatral e muito mais.
    No dia 18, foram colocadas as faixas nos principais pontos da cidade; dia 19, foi realizada uma Blitz educativa no semáforo central e entregas de adesivos; dia 21, circuito com os estudantes na Praça São Jerônimo; dia 22, apresentação com os estudantes com faixa etária até 5 anos; e dia 23, ocorrerá uma Blitz educativa no semáforo central com todos os envolvidos na educação no trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Detran, Demutran, Secretária Municipal de Educação, às 9 horas (BR); em seguida será realizada uma apresentação na Escola Coronel João Alves Lara, com poemas, maquetes e danças, a partir das 10 horas (BR). 

Balanço
    Em 2015, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil apresentou uma taxa de 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes – quarto pior desempenho do continente. Por isso, apesar dos avanços na legislação e na regulamentação, essa problemática continua sendo alvo dos esforços do governo federal.
    Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização nas estradas em todo o País, em 2015 foram registrados 122.186 acidentes, com 90.278 feridos e 6.870 mortes.
    De janeiro a junho de 2016, foram registrados 3.166 óbitos. Uma queda de 6,77% comparada ao mesmo período de 2015. Com 48.658 acidentes totalizados no primeiro semestre do ano, houve uma redução de 31% das ocorrências, em relação ao ano passado, quando a PRF contabilizou 71.544.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog