Aparecida do Taboado (MS) – Neste ano de 2016, Irmã Maria Silvia de Oliveira Couto, comemora 50 anos de vida religiosa; e para celebrar esta data tão importante e especial, será realizado no domingo, dia 25, uma missa no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, às 19 horas.
Batizada e registrada como Maria Silvia de Oliveira Couto, Irmã Silvia nasceu em 12 de abril de 1944, em Paíns, Estado de Minas Gerais. Primeira filha do casal José de Oliveira Couto e Maria Alves Couto, teve quatro irmãos. Seus pais eram muito católicos, sendo que sua infância sempre foi voltada para a igreja, antecipando o seu futuro, que, mais tarde, seria totalmente dedicada ao Senhor. “Meus pais, sempre muito religiosos. Eu e meus irmãos fomos criados dentro da igreja, sempre servindo ao Senhor”, lembra com carinho.
De acordo com ela, o chamado à vida religiosa consagrada surgiu muito cedo. “Eu tinha 15 anos quando recebi o chamado do Senhor, por meio de uma divulgação que dizia ‘Você quer servir a Deus na pessoa do pobre, sendo irmã carmelita descalça?’, ao ouvir isso, senti uma sensação diferente que nunca tinha sentido antes, nesse momento peguei um papel e escrevi uma carta para as irmãs do Rio de Janeiro, contando toda a minha história, mais na época eu tinha um namoradinho, o que parecia ter atrapalhando meu destino, pois elas não responderam”, contou. “Para minha surpresa as Irmãs responderam para o Padre Aristides da minha paróquia; ele por sua vez, veio falar comigo, me orientou falando que eu era muito nova para tomar essa decisão, mas se continuasse com esse desejo, dentro de dois anos ele chamaria as Irmãs de Bambuí, que são Irmãs Batistinas, e eu poderia seguir com elas”.
Depois de dois anos seu desejo continuava igual, como prometido pelo padre as Irmãs Batistinas foram à cidade em 1961, e Maria Silvia com 17 anos, seguiu para a sua vida religiosa no Colégio Nossa Senhora das Dores, na cidade de Belo Horizonte, iniciando sua formação com um grupo de aproximadamente 60 jovens. “No dia 02 de fevereiro de 1965 recebi meu hábito e sinto todos os dias a mesma alegria, pois estou servindo a Deus; em 03 de fevereiro de 1972, fiz meus votos perpétuos”, fala com emoção Irmã Silvia.
Aparecida do Taboado foi a primeira cidade que Irmã Silvia foi transferida. “Tenho um carinho muito grande por essa cidade, estive aqui por várias vezes onde atuei na Santa Casa; como professora para os meninos da 2º serie em 1968; professora de religião nas escolas Frei Vital de Garibaldi e Ernesto Rodrigues, além de atuar na paróquia”, detalha ela. Além de Aparecida do Taboado, Irmã Silvia já esteve nas cidades de Itapecerica, Belo Horizonte, e Bambuí em Minas Gerais; e Mandaguari no Paraná.
“Depois de tanto ir e voltar, retornei para Aparecida do Taboado em fevereiro deste ano, espero ficar por aqui por muitos anos. E, nesta missa, onde celebrarei os meus 50 anos de vida religiosa, espero ter a alegria da presença das pessoas da comunidade aqui de Aparecida do Taboado, amigos e especialmente, a presença dos meus ex-alunos e alguns amigos que estiveram comigo ao longo dos anos em que estive nessa terra querida”, informou ela.
Mais Recente de Blog
Confira as farmácias de plantão em Aparecida do Taboado entre dos dias 18 a 24 de
Aparecida do Taboado (MS) – Localizada na Vila São Jerônimo, uma casa simples de três cômodos
O Governo do Estado divulgou as datas de feriados e os dias que terão ponto facultativo
A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Educação, fará processo seletivo para a formação