Aparecida do Taboado (MS) – Irmã Maria Silvia de Oliveira Couto, da Congregação de São João Batista, completou nesse ano de 2016, seu “Jubileu de Ouro” (50 anos) de vida religiosa; e para celebrar essa data foi realizada no domingo, dia 25, uma belíssima Missa de Ação de Graça no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Bispo Luiz Gonçalves Knupp. O local ficou lotado de conhecidos, amigos e ex-alunos da Irmã Silvia.
Durante a missa, o Bispo Luiz Gonçalves Knupp ressaltou que a celebração é uma forma de manifestar gratidão a Deus. “Vamos agradecer a vocação, a perseverança e a fidelidade da Irmã Silvia, na doação e no amor para servir ao próximo, como vem fazendo durante esses 50 anos”.
Ele também falou para que os jovens não fiquem com vergonha quando sentirem o chamado de Deus. “Quando o Senhor toca o nosso coração é a coisa mais bonita que existe, e podem ter certeza todos que foram chamados e seguiram para a vida religiosa estão muito felizes”, destacou o Bispo Knupp.
Irmã Ângela Maria Jorge, diretora do Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco, parabenizou a Irmã Silvia pelos seus 50 anos de vida religiosa. “É uma alegria muito grande para nós Irmãs Batistinas, celebrarmos esse momento tão especial da Irmã Silvia, essas graças nos ajudam em nossa caminhada diária. Quando Deus nos chama temos que responder, e foi isso que a Irmã Silvia fez e hoje está comemorando seu Jubileu de Ouro; durante todo esse tempo ela recebeu muito amor e carinho por onde passou, pois estava levando um pouco do Senhor”.
Irmã Silvia agradeceu o carinho de todos e lembrou com carinho de todas as pessoas que estiveram ao seu lado durante as passagens por Aparecida do Taboado. “É uma graça muito grande ver vários dos meus alunos aqui, além de pessoas queridas que estiveram ao meu lado durante a minha estadia aqui nessa terra querida”, falou.
Irmã Silvia passou por Aparecida do Taboado várias vezes durante esses 50 anos, sendo que foi professora para os meninos da 2º série em 1968; atuou na Santa Casa; professora de religião nas escolas Frei Vital de Garibaldi e Ernesto Rodrigues; e atuou na paróquia.
Depois do encerramento da missa, foram servidos bolo e cachorro quente aos presentes, para comemorar os 50 anos de vida religiosa da Irmã Silvia.
Vida
Natural de Paíns, Estado de Minas Gerais, filha de José de Oliveira Couto e Maria Alves Couto; aos 17 anos seguiu para a sua vida religiosa no Colégio Nossa Senhora das Dores, na cidade de Belo Horizonte. No dia 02 de fevereiro de 1965, Imã Silvia recebeu seu hábito, e no dia 03 de fevereiro de 1972, fez seus votos perpétuos. “Completar 50 anos de vida religiosa é muito difícil definir, porque Deus faz maravilhas na gente, é sempre difícil contar essa graça que é extraordinária. Sinto uma pessoa agraciada por ter sido chamada por Deus e por Ele ter me amado”, disse a Irmã.