Ao participar na terça-feira (04/10) da cerimônia de inauguração da expansão da fábrica da indústria de embalagens plásticas Bemis Latin America, em Três Lagoas (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, anunciou que as 200 novas vagas de trabalho abertas pela empresa serão ocupadas por profissionais qualificados pelo Senai. A Bemis, uma das maiores fabricantes de embalagens do mundo e que está no município desde 2015, investiu R$ 30 milhões e a previsão é de que a unidade aumente em 40% a capacidade produtiva de embalagens rígidas (potes de margarina, iogurtes, doces e sorvetes).
“Estamos precisando de boas notícias. Investimentos como este promovem a retomada da contratação dos trabalhadores da indústria e são de extrema importância para a economia sul-mato-grossense. O papel do Senai nesse cenário é garantir a qualificação dos trabalhadores, uma reivindicação comum entre as novas empresas que se instalam no nosso Estado”, declarou Sérgio Longen, comentando que, com a expansão das instalações em 2,8 mil metros quadrados, a unidade da Bemis em Três Lagoas terá no total 7,2 mil metros quadrados construídos.
Confiança
Para o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, uma empresa com o porte da Bemis precisa, sobretudo, de confiança para se instalar. “Comprando e ampliando essa planta em Três Lagoas, a Bemis sinaliza que confia no Brasil e, em especial, em Mato Grosso do Sul. Significa que o setor aposta na retomada do consumo e no crescimento da economia”, apontou, lembrando que, em agosto deste ano, fez a interlocução do Governo do Estado junto à Prefeitura de Três Lagoas para agilizar o processo de doação de uma área pública no Distrito Industrial II que será utilizada na execução de serviços de melhoria na infraestrutura de rede elétrica e deverá beneficiar globalmente as empresas instaladas no local, dentre elas, a Bemis.
O presidente da Bemis Latin America, Carlos Santa Cruz, seguiu o mesmo raciocínio do secretário, ressaltando que a aquisição da planta se deu em dezembro de 2015 em um cenário de crise. “Somos otimistas em relação ao Brasil, à economia e ao mercado. Nossa estratégia é expandir as operações com investimento em tecnologia e capacitação”, declarou o executivo. Já a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, pontuou que o município tem muito a ganhar com a chegada de uma empresa com a filosofia da Bemis. “Essa indústria tem a cultura de promover ações educativas na cidade onde está implantada. Então, os benefícios vão além dos econômicos”, comemorou.
Formação profissional
Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, a parceria com as indústrias da região de Três Lagoas tem acompanhando o avanço do setor, disponibilizando formação profissional e serviços técnicos e tecnológicos, bem como de inovação. “Nos últimos anos temos investido fortemente na ampliação não só da estrutura física do Senai, mas também nas competências da nossa unidade em Três Lagoas, de modo que possamos atender essa forte expansão industrial da região. E a parceria mais recente com a Benis Latin America traduz todos esses nossos esforços”, afirmou.
O Senai oferecerá cinco cursos aos colaboradores da Bemis, entre os meses de outubro e dezembro, sendo que serão abertas turmas de operador de máquina de termoformagem, eletricista industrial, mecânico de manutenção industrial, lubrificador industrial e metrologia, alcançado funcionários novos e antigos. “A frutífera parceria do Senai com a Bemis é herança da nossa atuação junto à Emplal, antiga proprietária da planta. Atualmente, 45 aprendizes trabalham na Bemis, que é a terceira empresa que mais demanda cursos da nossa unidade”, reforçou o gerente do Senai de Três, Adevaldo Vasconcelos.