Selvíria (MS) – Ocorreu na segunda-feira (7), na cidade de Água Clara/MS, mai precisamente no gabinete do prefeito daquela cidade, Silas José da Silva, mais uma reunião dos membros do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste (CIDECOL). A escolha do município para sediar a reunião deve-se ao modelo de disposição final de resíduos sólidos implantado pela gestão do prefeito Silas, uma vez que dispõe de aterro devidamente licenciado junto ao órgão ambiental, evitando riscos à saúde pública e minimizando os impactos ambientais.
Quem fez a abertura da reunião foi o prefeito de Água Clara, Silas José, sendo que na pauta estava a extinção dos lixões, ou seja, a destinação correta dos resíduos sólidos. “Agradeço a presença de todos, em especial dos colegas prefeitos e membros do CIDECOL, que escolheram o município de Água Clara para sediar esta reunião tão importante para tratar de um assunto de interesse não só dos nossos municípios, do nosso estado, do nosso país, mas de toda população mundial, que é a preservação do meio ambiente”, disse o prefeito Silas.
Na discussão foram expostos vários fatores para que em conjunto seja ofertada a destinação correta dos resíduos sólidos, o que implica na criação de um ponto referencial de tratamento que atenda todos os municípios integrantes do CIDECOL. As negociações tiveram avanço, porém ainda não ficou definido em qual município será implantado o Aterro Sanitário ou Usina para a destinação dos resíduos de todos os municípios. Uma próxima reunião será agendada para a definição final.
Segundo o superintendente da Fundação Municipal e Meio Ambiente e Turismo (FUMMTUR) de Selvíria, Valticinez Barbosa Santiago, é uma grande conquista dos municípios integrantes do CIDECOL. “A partir de 2017, Selvíria estará cumprindo o cronograma de coleta seletiva. Estudos já estão sendo realizados para atender os requisitos necessários”, pontuou o superintendente.
O prefeito de Selvíria, Jaime Soares Ferreira disse estar satisfeito em poder contribuir para solucionar esta situação tão preocupante. “Será necessário definir qual município facilitará para os demais, a implantação do aterro ou usina, considerando a logística e o menor custo”, comentou o prefeito Jaime.
Participaram da reunião os prefeitos de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos (Zé Cabelo); Cassilândia, Marcelino Pelarin; Selvíria, Jaime Soares Ferreira; Inocência, Antônio Ângelo Garcia (Toninho da Cofap – presidente do CIDECO); o anfitrião Silas José da Silva; o vice-prefeito eleito de Ribas do Rio Pardo, Luiz Carlos Dutra Junior; superintendente da FUMMTUR de Selvíria, Valticinez Barboza Santiago; secretário municipal de Obras de Selvíria, Adelson Alberto dos Santos; secretária de Meio Ambiente de Água Clara, Kelly Belatti, assessores e advogados dos municípios membros.
Mais Recente de Blog
Confira as farmácias de plantão em Aparecida do Taboado entre dos dias 21 a 27 de
Há 38 anos em Aparecida do Taboado, Clínica Odontologia Bizelli oferece diversidade de procedimentos
Aparecida do Taboado (MS) – Uma das clínicas mais tradicionais do município, a Clínica Odontologia Bizelli
A previsão para este fim de semana no Estado é de tempo instável e chuva de
Os trabalhadores com carteira assinada recebem até esta sexta-feira (20) a segunda parcela do décimo terceiro.
Os jovens Brayan Oliveira de 15 anos e Naara Lira de 17, estarão se apresentando no