O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, concedeu entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, sobre a reivindicação de partilha da multa sobre a repatriação de recursos mantidos irregularmente por brasileiros no exterior.
Diversos outros jornais de veiculação nacional também mencionaram a entidade e seu presidente, nos últimos quatro dias, em matérias que tratam desse tema e da crise enfrentada pela maioria das prefeituras.
A reportagem do Bom Dia Brasil desta segunda-feira (21), destacou a nova proposta destinada a reabrir o programa de repatriação, e sugeriu que as Prefeituras querem “fatia maior, pois na primeira fase só tiveram direito a uma parte dos impostos”.
Os apresentadores do jornal se referem a transferência de recursos com a cobrança de Imposto de Renda (IR), mas a reivindicação é para divisão do Imposto e também da multa – vetada pela então presidente da República Dilma Rousseff. O novo projeto tem previsão de votação para terça-feira (22).
“Os municípios estão recebendo um dinheiro extra do programa de repatriação que permitiu a regularização de dinheiro mantido fora do país, mas as Prefeituras querem uma fatia maior”, destacou o jornalismo da emissora. A matéria também enfocou o grave cenário de crise e dificuldades financeiras, mesmo com o adicional de R$ 4,2 bilhões de repatriação distribuídos pelos critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Ação
De acordo com reportagem municípios querem fatia maior do dinheiro da repatriação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) está orientando as Prefeituras a tomarem a mesma atitude dos Estado, e ingressarem com ações judiciais para ter acesso a verba. “A ação não tem efeito difuso, ou seja pra todo mundo, não. É pra quem requereu. Então, os Municípios têm que requerer”, disse Ziulkoski ao jornal. Para ele, há uma possibilidade concreta de divisão da multa.
Os dados da CNM, a partir de pesquisa com 3,5 mil Municípios, em que 77% estão no vermelho também foram mencionados, e mostrado o efeito disso no dia a dia da gestão. Atrasos nos pagamentos dos salários e a carência de serviços básicos são alguns exemplos. As informações das Prefeituras em crise, da Confederação, também estão mencionadas no jornal gaúcho Zero Hora desta segunda-feira.
Mais Recente de Blog
Aparecida do Taboado tem muitos motivos para se orgulhar. Os atletas do município deram um verdadeiro
A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até
A Casa do Trabalhador de Aparecida do Taboado conta atualmente com 72 vagas de emprego disponíveis,
Na madrugada de domingo, 14 de dezembro de 2025, uma ação da Polícia Militar Ambiental resgatou


