Representando o governo de Mato Grosso do Sul, a vice-governadora Rose Modesto participou de reuniões para tratar da saúde fiscal do Estados junto aos demais governadores das unidades federativas na capital federal nesta terça-feira. Em uma das reuniões, com o presidente Michel Temer, foi proclamado o acordo entre a União e os Estados de repasse até dezembro de 2016, do dinheiro arrecadado com as multas da repatriação – até então, os estados tinham apenas garantido o valor do imposto pago pelas fortunas do exterior.
Com o acordo firmado entre os governadores e o presidente, os Estados devem retirar as ações reivindicando o repasse que tramita no Superior Tribunal Federal (STF). A vice-governadora esteve em Brasília há 2 semanas para tratar de ação judicial no Supremo para garantir o repasse também das multas da repatriação. “A liminar foi concedida e já estávamos com boas perspectivas para receber essa parcela, mas agora está feito o acordo político e vamos poder contar com os recursos sem briga judicial”, disse.
Para Mato Grosso do Sul, o valor total entre multa e impostos deve chegar a R$ 100 milhões que serão aplicados em saúde, educação e segurança. “Estamos satisfeitos pois vamos conseguir os valores também obtidos com as multas”, defendeu a vice-governadora explicando que são 15% os valores arrecadados com impostos e mais 15% com valores de multas de fortunas até então não declaradas no exterior e que agora passam a ser oneradas com impostos.
Estiveram em Brasília nesta terça-feira, governadores de 24 estados, mais o Distrito Federal, para discutir o acordo e demais propostas para solucionar a crise financeira das unidades da federação. O montante, segundo os governadores, é de cerca de R$ 5,2 bilhões, dos R$ 46,8 bilhões obtidos com a repatriação. Os recursos serão partilhados entre os estados e municípios.
Mais Recente de Blog
A Estância Turística de Santa Fé do Sul inicia nesta quinta-feira (25) a 49ª edição da
Neste dia 24 de junho, a APAE de Aparecida do Taboado recebeu a Oficina Ortopédica Itinerante
O Hospital e Maternidade de Inocência alcançou, nesta quarta-feira, 23 de julho de 2026, um importante
O município de Inocência recebeu uma certificação e reconhecimento do Conselho Estadual de Trânsito de Mato
A população de Aparecida do Taboado recebeu, na manhã desta terça-feira (23), o Projeto Nossa Energia,

