/

Fiems homenageia empresários que se destacam no setor industrial

5 minutos de leitura

    Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (15/12) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o presidente Sérgio Longen e os demais diretores do Sistema Fiems homenagearam seis empresários do setor industrial que se destacaram e continuam a se destacar por fomentar a atividade em Mato Grosso do Sul, além de serem pioneiros de grandes iniciativas e terem excelência dos serviços prestados ao Estado.
    O grande homenageado da noite, agraciado com o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial, foi o empresário Albano Fanco, que, à frente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), viabilizou, em 1988, os recursos necessários para a construção do primeiro e único centro de convenções e exposições de Campo Grande, que leva o seu nome. 
    Também foram homenageados com a Comenda da Ordem do Mérito Industrial os empresários Raul Alves Barbosa (in memoriam) e Artur Tavares de Carvalho, enquanto David Balaniuc (in memoriam), Ferdinando José Urizar e Clóvis Matos Pedroso receberam a Medalha da Ordem do Mérito Industrial. 
    “Essa homenagem é um gesto, em nome de toda a Diretoria da Fiems, em reconhecimento às relevantes contribuições desses empresários da indústria de Mato Grosso do Sul e também de outros Estados. Eles construíram e ainda constroem um legado para todo o Estado”, discursou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, durante a solenidade. 
    Ele ainda justificou a escolha do empresário sergipano Albano Franco para receber o Gran Colar, o mais alto reconhecimento concedido pelo Sistema Fiems. “O Albano é uma pessoa que, enquanto presidente da CNI, e hoje como diretor-conselheiro emérito, participa muito das ações que envolvem o desenvolvimento da indústria. Tem defendido o setor no Congresso Nacional, é uma pessoa muito importante para os industriais de todo o País. Entendemos que reconhecer o trabalho dele é muito importante, é uma noite de muita alegria para os diretores da Fiems e tenho certeza que para todos os agraciados também”, disse.

Homenageados 
    O grande homenageado da noite, ex-presidente da CNI e ex-governador de Sergipe, Albano Franco, emocionou-se com a condecoração e afirmou reconhecer que, de alguma forma, atuou em prol da indústria de Mato Grosso do Sul. “É uma grande honra ser homenageado ao lado de personalidades tão marcantes. Mas a condecoração se torna ainda mais especial porque aqui, em Mato Grosso do Sul, tive grandes amigos como o Jorge Elias Zahran, Ueze Zahran e Alfredo Fernandes, que foram determinantes para o desenvolvimento do setor no Estado”, discursou.
    Escolhido para receber a Comenda do Mérito Industrial, Raul Alves Barbosa (in memoriam) foi representado pelo filho, Marcelo Alves Barbosa, que é diretor da Fiems, e pela viúva, Virgínia Alves Barbosa. “Meu pai foi uma pessoa que lutou muito pela indústria aqui do Estado, começou a Associação dos Panificadores, e quando assumiu a presidência, a associação virou sindicato, então ele sempre batalhou por essa área, vestia a camisa, sempre com ideias inovadoras. E o interessante é que ele sempre se sentiu muito à vontade aqui na Fiems, tinha prazer de estar aqui. Estou muito feliz com a homenagem e se ele estivesse aqui, também se sentiria”, afirmou o Marcelo Alves Barbosa.
    Empresário do segmento sucroenergético, o recifense Artur Tavares, que também recebeu a Comenda do Mérito Industrial, disse se sentir orgulhoso pelo reconhecimento. “A família Tavares de Melo montou duas usinas em Mato Grosso do Sul, uma delas foi a primeira usina a produzir açúcar aqui no Estado, então é uma satisfação muito grande esse reconhecimento, ter chegado aqui em 1983, quando ainda não tinha uma vocação industrial tão forte, e ver que, com apoio da Federação das Indústrias, houve desenvolvimento do setor, que hoje é forte e pujante”, analisou.
    Escolhido para receber a Medalha do Mérito Industrial, David Balaniuc (in memoriam) foi representado pelo filho, Humberto Marques Balaniuc, e pela viúva, Mirian Dulce Balaniuc. “Meu pai sempre foi um empreendedor, teve gráfica, jornal, comércio, e participou ativamente da industrialização do Estado, foi vice-presidente da Fiems, então sempre foi exemplo de cidadão e de pai para nós”, lembrou o filho. “Primeiramente agradeço a Deus pela bênção de ter colocado o David na nossa vida porque, acima de tudo, ele sempre foi um homem muito temente a Deus. E ficamos muito gratos também pelo reconhecimento, porque ele também sempre foi um homem honesto, competente e trabalhador”, emendou a esposa de David Balaniuc.
    Ferdinando Urizar, condecorado com a Medalha do Mérito Industrial, considera que a homenagem encerrou com chave de ouro a sua participação no Sistema Fiems. “Hoje é um dia muito especial para mim. Foram 40 anos e 14 dias de trabalho junto ao Sistema passando pelo Senai, pelo IEL e pela própria Fiems. Obter esse reconhecimento me faz ter ainda mais orgulho do fato de ter passado metade da minha vida trabalhando em prol do setor industrial do Estado”, reforçou.
    O empresário do segmento gráfico Clóvis de Matos Pedroso afirmou ter sido surpreendido com a indicação para receber a Medalha do Mérito Industrial. “Mas, quem dedica esforços ao trabalho, cedo ou tarde acaba tendo algum reconhecimento. Sou um empresário que gosta muito do que faz, que trabalha com dedicação e esmero e, por consequência, transfiro parte desse esforço para a área sindical, em prol do segmento gráfico estadual. Obter um reconhecimento tão importante quanto este nos estimula a continuar trabalhando para o desenvolvimento das demais empresas e da sociedade como um todo”, afirmou.

Autoridades
    Convidado de honra da noite de homenagens, o empresário Ueze Elias Zahran, presidente do Grupo Copagaz, reverenciou a escolha de Albano Franco para esta edição do Gran Colar e parabenizou a iniciativa da Fiems. “Esse gesto da Fiems de homenagear empresários que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento da indústria de Mato Grosso do Sul, é uma forma de incentivar e estimular que o industrial continue produzindo, principalmente nestes tempos difíceis que passamos. Quando é reconhecido, o empresário produz mais, e isso com certeza é muito bom para a sociedade como um todo”, avaliou.
    Representando o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia, o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, afirmou que o Gran Colar do Mérito Industrial gera uma grande expectativa entre o setor empresarial, pois sempre há uma ansiedade para saber quem será condecorado. “É ainda mais admirável por resultar de um processo democrático, onde os diretores da Federação indicam nomes sempre representativos para os diversos segmentos industriais. Neste ano, voltamos para a velha guarda, homenageando pessoas que dirigiram o Senai, o IEL, a própria Fiems, mostrando o reconhecimento e a importância delas, que fizeram muito pela indústria estadual. São pessoas que contribuíram com uma indústria incipiente e hoje merecem todo o destaque”, declarou.
    O desembargador do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho), Márcio Vasques Thibau de Almeida, parabenizou a Fiems por reconhecer empresários que incentivam e valorizam boas práticas. “A questão da harmonia social é muito importante dentro de uma empresa e é uma homenagem muito justa e merecida a todos esses empresários, pessoas competentes e comprometidas”, finalizou.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog