O presidente da Assembleia Legislativa destacou as emendas destinadas ao município neste ano e informou novos investimentos para 2017.
Aparecida do Taboado (MS) – O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Júnior Mochi (PMDB), esteve na segunda-feira (12), na Câmara Municipal prestando contas do seu mandato e fazendo um balanço de todas as emendas destinadas para a cidade durante este ano.
Mochi explicou que tem por hábito, antes de encerrar o ano, visitar os municípios que representa na Assembleia Legislativa e fazer uma prestação de contas do seu trabalho e das suas ações. “Se estou hoje na Assembleia Legislativa devo isso em parte a Aparecida do Taboado, pelo apoio que tenho recebido e principalmente pela expressiva votação que recebi na última eleição, então parte da cadeira que sento devo a população aparecidense, por esse motivo estou aqui, para mostrar o meu trabalho a todos”, ressaltou ele.
Em relação ao seu trabalho como Deputado Estadual, Mochi detalhou o ano de 2016. “Ao longo deste ano realizei 328 proposições; 206 indicações; 11 requerimentos; 16 projetos de lei de emenda constitucional; e 55 emendas parlamentares, destinando recursos para prefeituras e entidades sociais beneficiando 28 municípios do nosso estado”.
Ele destacou também as emendas parlamentares destinadas para Aparecida do Taboado. “Esse ano foram liberados recursos para aquisição de mesa cirúrgica ortopédica para o Hospital Municipal e também aquisição de material de consumo para o Lar dos Idosos Vicente Marques de Queiroz, além disso, foi liberada no começo do ano, emenda apresentada no ano de 2015, recursos para aquisição de materiais permanente para o Albergue Noturno; aquisição de um carrinho de anestesia, em parceria com o Deputado Eduardo Rocha aquisição de uma ambulância e também da academia ao Ar Livre”, detalhou Mochi.
“Eu já assinei as emendas parlamentares no orçamento do Estado para 2017, destinando equipamentos médicos para as unidades de saúde de Aparecida do Taboado; viaturas para Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiro; recapeamento de vias urbanas pavimentadas; e ampliação da sinalização vertical e horizontal urbana. Essas emendas foram votadas dia 15, em primeira votação, e dia 20, serão votadas em segunda, se for aprovadas serão incluídas no orçamento para serem liberadas para 2017”, destacou.
Mochi também destacou algumas ações como Presidente da Assembleia Legislativa, entre elas o PAI – Programa de Aposentadoria Incentivada, que foi criado com o objetivo de incentivar os servidores ocupantes de cargos efetivos do Quadro Permanente de Pessoal da AL/MS, que preencham ou venham a preencher, todos os requisitos para a aposentadoria voluntária integral; o primeiro concurso público da história da Assembleia Legislativa, com 80 vagas em cargos de níveis médio e superior; processo de aquisição de uma carreta com o equipamento de ressonância magnética, para poder atender os municípios que não tem o aparelho; e a instalação de equipamento para o ponto eletrônico digital dos servidores da Assembleia Legislativa.
O presidente da Assembleia Legislativa informou que na Região Costa Leste ele atua em parceria com as cidades de Aparecida do Taboado, Paranaíba e Selvíria. “Esses são os três municípios onde temos uma boa atuação, destinando recursos das emendas parlamentares para atender as reivindicações dos nossos companheiros locais”.
UEMS
Mochi também lembrou que neste ano Aparecida do Taboado passou a contar com um polo de ensino superior à distância, a Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UAB/UEMS), na Escola Municipal João Chama, onde foram construídas salas de aula e de informática.
“Foi um trabalho que realizamos por meio de uma audiência pública, atrás de uma solicitação feita pelo vereador Rodrigo Chapéu, na época estivemos aqui com o reitor da UEMS. E agora estamos lutando junto ao Governo do Estado para melhorar um pouco o repasse da universidade para que ela tenha condições de efetivar a implantação com o curso de Pedagogia”, ressaltou Mochi.
“Com a implantação do primeiro vamos discutindo outros cursos ampliando essa grade. O que precisamos é começar o funcionamento da UEMS agora em 2017 aqui em Aparecida do Taboado, para que isso ocorra precisamos contar com o apoio dos vereadores, prefeito municipal e da sociedade civil, pois é uma luta em favor da cidade e é preciso que tenha essa mobilização para que possamos garantir a ampliação dos recursos no orçamento para a UEMS para que ela tenha condições de ampliar os cursos na cidade. A universidade trabalha com recursos do Estado, e com um orçamento maior, Aparecida do Taboado será a grande beneficiada com isso”, frisou ele.