Aparecida do Taboado (MS) – Sempre investindo na profissionalização dos trabalhadores rurais, visando aprimorar os serviços prestados por eles, para que, com isso, possam garantir melhor renda familiar e obter conhecimentos técnicos sobre as práticas desenvolvidas no dia a dia do campo e para aumentar a produtividade e a rentabilidade do produtor, o Sindicato Rural realizou, neste ano de 2016, 88 cursos, capacitando 1.033 pessoas.
Todas as realizações do Sindicato Rural são possíveis por meio da forte parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural – SENAR, e com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL.
Além de Aparecida do Taboado, o Sindicato Rural também realizou capacitações nas cidades Paranaíba, Selvíria e Água Clara ao longo desse ano, e contou com o apoio de empresas, produtores rurais e instituições do município.
Os cursos de FPR (Formação Profissional Rural) atendem aos trabalhadores rurais que necessitam de qualificação profissional em segmentos como ‘NR 31.8, para trabalhadores com agrotóxicos’; Manutenção preventiva de Tratores Agrícolas; Prevenção a Combate a Incêndios Florestais; Noções de Primeiros Socorros; entre outros.
Outro foco de atendimento do Sindicato Rural foi as capacitações de PS – Promoção Social, tendo como cursos:Produção de biscoitos, bolos simples e confeitados; Produção de pães e salgados; Processamento caseiro de carne de frango; Processamento caseiro do milho; Fabricação de produtos de limpeza; Artesanato em palha de milho; e Artesanato de bordado em vagonite e bordado livre. Neste caso, o foco são os familiares dos trabalhadores rurais e os treinamentos visam à geração de renda e complementação do orçamento doméstico.
Este ano um dos focos do Sindicato Rural foi o Programa Inclusão Digital Rural, que capacitou centenas de pessoas, ensinando como utilizar os recursos da informática e as principais ferramentas do computador.
A heveicultura também foi tema de vários cursos, que foi uma continuação da demanda criada pela Assistência Técnica e Extensão Rural. “Capacitamos e treinamos os funcionários das fazendas para que eles possam aprender a manejar e explorar a seringueira”, explicou o presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez. Atualmente Aparecida do Taboado conta com 3,7 mil hectares de área plantada (1,815 árvores), e no próximo ano vai gerar 900 empregos diretos. “Estimamos que o município se torne um grande produtor em um futuro próximo”, ressaltou Eduardo.
Durante 2016 o Sindicato Rural também investiu em programas de assistência técnica para os produtores rurais, entre eles o projeto ABC Cerrado, quem tem como objetivo utilizar tecnologias em sistemas produtivos que diminuam a emissão de gases como o efeito estufa na atmosfera. Em Aparecida do Taboado 15 produtores rurais foram capacitados e estão recebendo assistência, nas quatro tecnologias atendidas pelo projeto: sistema plantio direto; recuperação de pastagem degradadas; integração lavoura-pecuária-floresta; e floresta plantada. Outro programa de assistência é o ATeG – Assistência Técnica e Extensão Rural Gerencial para produtores de seringueira, que tem como intuito fomentar a profissionalização do setor na cidade.
Para o presidente do Sindicato Rural, o objetivo é qualificar a mão de obra, proporcionando mais opções e melhoria de vida para trabalhadores rurais e população ligada à área rural. “Os cursos oferecidos são inteiramente gratuitos e os participantes recebem certificado expedido pelo SENAR”, explicou.
Para saber mais informações ou conhecer a agenda de cursos, ligue para (67) 3565-1288.
Mais Recente de Blog
Já tem programação para o final de semana? O Costa Leste News preparou uma agenda com
Aparecida do Taboado se prepara para fechar o ano com estilo, reunindo dois eventos de sucesso
Aparecida do Taboado foi contemplada com um convênio de R$ 984 mil, viabilizado pelo programa “MS
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe