Conhecida como a “terra dos 60 dias apaixonado”, Aparecida do Taboado completará, nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, 68 anos. Localizada na região leste, na divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais, o município tem pouco mais de 24 mil habitantes, segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A canção “60 Dias Apaixonado”, escrita pelos paulistas Constantino Mendes e Darcy Rossi, resiste há gerações, desde quando Aparecida do Taboado pertencia ao Mato Grosso. A composição é da década de 70, antes da criação de Mato Grosso do Sul. Para os aparecidenses a canção é considerada o segundo hino, a letra está gravada até em um monumento, que recepciona os visitantes com a figura do boiadeiro e os dizeres: “Seja bem-vindo à cidade dos 60 dias apaixonado”.
Nos últimos anos, Aparecida do Taboado vem ganhando outro destaque em Mato Grosso do Sul, como polo industrial, oferecendo inúmeras oportunidades para quem busca expandir ou iniciar uma carreira profissional, já que conta com 37 indústrias de diversos segmentos em operação, desde a fabricação em pequena escala até a exportação de produtos fabricados por multinacionais, e vem atraindo cada vez mais novos investidores. Recentemente foi inaugurado na cidade um frigorífico de peixe, que está gerando centenas de empregos; a empresa processa peixe fresco, congelado, filé e inteiro, distribuindo para o Brasil, Estados Unidos e Europa.
Para atender a demanda que as indústrias estão gerando em Aparecida do Taboado, o Centro Integrado Sesi Senai foi inaugurado oferecendo vários cursos profissionalizantes.
Além disso, iniciativas da Associação Comercial (ACIAT) e da Associação das Indústrias (AIAT) já têm trazido novos horizontes para jovens e adultos que buscam espaço no mercado de trabalho. Cursos pelo Projovem e pelo Pronatec são exemplos disso.
Outros cenários também têm impulsionado a economia do município, como a pecuária, a agricultura e a silvicultura, com destaque para o plantio de eucalipto e seringueira, que tem ganhado espaço e força no ramo do agronegócio. Ações do Sindicato Rural têm buscado fortalecer a classe, oferecendo cursos de capacitação para os trabalhadores rurais, melhorando, assim, o desempenho da atividade, o rendimento do produtor e os vencimentos do trabalhador.
O Turismo também se destaca com várias praias de água doce às margens do Rio Paraná e de seus afluentes, cercados por balneário, pousadas, ranchos e restaurantes, que são grandes encantos turísticos do município. E, claro, a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro (Taboadão), que reúne turistas de todo o Brasil. Outro destaque é o “Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida”, que possui grande significado para os fiéis da cidade e região.
Nesta quarta-feira, Aparecida do Taboado comemora 68 anos de emancipação política e o povo aparecidense celebra mais um ano de conquistas, brindando à prosperidade de um futuro bastante promissor. Parabéns a toda essa gente, que luta diariamente pelo desenvolvimento do município e pela melhor qualidade de vida para todos.