Para entender o funcionamento do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, um grupo de 34 acadêmicos do Curso de Administração da Esan – Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de MS visitou, nesta sexta-feira (10), a sede da entidade. O encontro contou com a participação do presidente da Federação, Mauricio Saito; o diretor executivo; Lucas Galvan, o superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta; presidente do MNP – Movimento Nacional dos Produtores, Rafael Gratão e o chefe da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares.
Na apresentação, Saito destacou a representatividade da instituição para o setor e a dinâmica de funcionamento da Casa Rural, além da importância do envolvimento de jovens no agro. “A vinda de vocês confirma o quanto a teoria alinhada à prática é fundamental para o conhecimento. Aqui na Casa, temos o programa Famasul Jovem, que nada mais é que o engajamento de pessoas que estão na faculdade ou que recém-formados e que tem muito a contribuir com o setor”.
De acordo com a professora que acompanhou os alunos, Silvia Caleman, a atividade cumpriu com o objetivo de visualizar na prática o conceito de gestão e liderança. “A visita técnica foi uma oportunidade realmente valiosa para os alunos, todos os temas discutidos eles já tinham trabalhado por meio de estudos de casos, exposições teóricas em sala. É de riqueza muito grande ouvir isso da boca dos próprios gestores. Tenho certeza que o momento ficará registrado na memória”.
O método de governança corporativa utilizado na entidade foi lembrado por um dos alunos. “Com essa atividade compreendi o formato aplicado na entidade e que faz o sistema funcionar atendendo a expectativa que é atender diretamente os produtores rurais com o Senar e apoio dos Sindicatos Rurais”, explica o acadêmico, Giovane Élvis, 23 anos.