/

ACIAT participa de evento do SEBRAE em Campo Grande

3 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – As colaboradoras da ACIAT, Maria Anthonia Said e Renata Amaral, participaram na manhã desta segunda-feira (30), do evento promovido pelo Sebrae/MS para apresentar as principais ações que serão realizadas em 2023 para apoiar o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios de Mato Grosso do Sul.

Intitutlado Sebrae 2023- Inovando Caminhos para Empreender, o evento também contou com uma mostra dos principais projetos e foi palco de assinaturas importantes para o ambiente de negócios do Estado.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Marcelo Bertoni, também presidente do Sistema Famasul, realizou a fala de boas-vindas ao público, quando enalteceu o trabalho aos pequenos empreendedores e a parceria junto ao setor produtivo. “Esse é o primeiro evento do Sebrae do ano, é o início de um novo ciclo e o nosso objetivo é avançar nas pautas prioritárias para as micro e pequenas empresas. Segundo a Receita Federal, são quase 300 mil empresas no estado e os pequenos negócios correspondem a 87%. Para 2023, nossa meta é alcançar 65 mil pequenos negócios. Não estamos sozinhos neste desafio, temos parceiros no sistema produtivo e poder público”, disse.

Somente no primeiro semestre de 2023, estão previstas mais de 1.600 ações em todo o estado. O diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, detalhou o número e os projetos para este ano, destacando o investimento maior para os pequenos negócios. “São R$ 216 milhões para investir, grande parte dentro dos pequenos negócios, com consultorias, por exemplo. No ano passado, começamos com o orçamento de R$ 110 milhões, ou seja, dobramos o investimento, graças a um trabalho crescente. E, para fazer essa atuação do Sebrae aqui no Mato Grosso do Sul, nossa estratégia está pautada em cinco vertentes: Cidade Empreendedora, Competitividade, Atendimento, Turismo e Liderança e Inovação”, destacou.

Para mostrar à sociedade cada projeto, o Sebrae montou no seu hall uma mostra, com espaços abordando o trabalho desenvolvido, principais resultados e atividades previstas para 2023. A exposição ficará aberta até o dia 3 de fevereiro, e conta com os espaços: Atendimento e Sebrae Delas; Cidade Empreendedora; Turismo: Turismo, Pró-Pantanal e Polo Sebrae de Ecoturismo; Setor Produtivo e Conexões Corporativas: Agronegócio, Indústria, Comércio e Serviço; e Liderança e Inovação.

Assinaturas para melhorar o ambiente de negócios

Buscando reafirmar o engajamento pelo desenvolvimento nos municípios sul-mato-grossenses em que atuam, 12 prefeitos participaram nesta manhã do evento na sede do Sebrae, quando selaram o compromisso através do programa Cidade Empreendedora. Voltado para transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa é executado em parceria com as prefeituras que aderem à iniciativa e oferece aos municípios um amplo pacote de soluções, sendo o principal projeto em execução do Sebrae/MS atualmente.

Ainda durante a abertura do evento, o Sebrae/MS e entidades parcerias firmaram parcerias para melhorar o ambiente de negócios do estado: termo de compromisso entre Sebrae e Sistema Faems para realização do programa TransformAção; protocolo de intenções entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação e Sebrae para o fomento da Ciência, Inovação e Tecnologia; e termo de cooperação técnica entre Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro) e Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems).

O termo de compromisso entre Sebrae e Sistema Faems visa a realização de um novo ciclo do Programa TransformAção, parceria entre as entidades para melhorias na gestão das associações comerciais, geração de receita, entre outros. Para a nova edição do programa, estão inscritas associações comerciais de 50 municípios de MS.

Já o protocolo de intenções entre Semadesc e Sebrae visa a implementação de iniciativas para empreendedores, empresários, pesquisadores e gestores públicos, de modo a apoiar a inovação, ciência e tecnologia. A iniciativa está dividida em quatro eixos temáticos para o desenvolvimento e a criação de ambiência favorável aos pequenos negócios, bem como, aumentar sua competitividade: inovação, pesquisa e desenvolvimento e qualificação profissional; estímulo a negócios inovadores; política pública e ambiência para inovação; e inovação e desenvolvimento sustentáveis.

Por fim, a partir do termo de cooperação técnica, a Agência Estadual De Defesa Sanitária Animal e Vegetal passará a compor o grupo de órgãos licenciadores que integram a Redesin no estado. A Redesin é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da união como dos estados e municípios. em MS, a Jucems coordena o sistema integrador estadual, e a entrada da Iagro trará mais praticidade e celeridade ao processo de formalização de empresas em MS.

ACIAT participa de evento do SEBRAE em Campo Grande

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog