Aparecida do Taboado deu um passo importante em direção ao crescimento econômico e sustentável, nesta quinta-feira (22), com a realização da Oficina de Planejamento Participativo (OPP). Promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, o encontro reuniu representantes da Prefeitura Municipal, Sebrae/MS e lideranças locais, para que juntos pensassem em ações de melhorias para o município.
O diálogo entre os atores, juntamente com as análises socioeconômicas da cidade feitas pelo Sebrae, irá resultar na confecção de um Plano de Desenvolvimento Econômico para Aparecida do Taboado. Para secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Fátimo Dias, a oficina possibilitou à administração municipal escutar representantes de diferentes setores da sociedade e, com isso, verificar os pontos que precisam ser melhorados na visão de cada um.
Participantes debateram quais seriam as iniciativas prioritárias para o desenvolvimento do município.
Segundo o consultor do Sebrae/MS, Joacir Mendes Pitalunga, durante a oficina foi identificada a necessidade de trabalhar áreas como liderança, desburocratização, educação empreendedora e o fortalecimento do comércio local, por meio de iniciativas que auxiliem os empreendedores a ampliarem as vendas e conquistarem novos mercados.
“O aspecto mais relevante a ser desenvolvido é o eixo de compras públicas, vamos preparar o comércio local para fornecer tanto para a Prefeitura quanto para as grandes indústrias estabelecidas no município. Além disso, também pretendemos fomentar a área de turismo, com a criação de um calendário de eventos, que irá possibilitar o envolvimento dos comerciantes da região, fortalecendo os empreendedores locais”, ressaltou o consultor.
O evento gerou um amplo envolvimento dos gestores públicos, empresários e lideranças locais no planejamento das ações. Pitalunga destacou que a atuação conjunta dos atores influência no resultado do trabalho feito no município por meio do Cidade Empreendedora. “Esse engajamento tem contribuído positivamente para a execução do programa e para o desenvolvimento do município, principalmente fortalecendo o comércio local”, concluiu.
As ações elencadas como prioritárias durante a oficina resultarão em um relatório analisado pelos técnicos do Sebrae. A partir disso, será confeccionado o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) específico para Aparecida do Taboado. O documento final será entregue à gestão municipal, que irá elaborar um cronograma de execução das ações propostas.
Cidade Empreendedora











