Aparecida do Taboado (MS) – As ações do Maio Amarelo, anualmente realizadas neste mês, estão sendo produzidas através de lives no Facebook com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação e atenção no trânsito.
A medida adotada tem a função de atender as recomendações do Ministério da Saúde referente ao Covid-19 e evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus.
Com o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”, a campanha em Aparecida do Taboado foi iniciada pela internet nesta terça-feira (19) com uma live conduzida pela coordenadora municipal de trânsito, Claudete Alves de Souza, que falou sobre ‘Psicologia do Trânsito’, com a participação da psicóloga Larissa Ferrari.
Durante a transmissão ao vivo, a coordenadora municipal e a psicóloga conversaram sobre a importância da psicologia no trânsito nos dias atuais e os processos que existem para conquistar a habilitação. “Quando vamos ‘tirar carta’, a gente precisa passar por uma entrevista para identificar nossa personalidade no trânsito, saber se você é uma pessoa ansiosa, agitada ou nervosa. Não sabemos quem é a outra pessoa que está dirigindo na rua, então é preciso ter cuidado, pois o excesso sempre sobra”, comentou Larissa.
A psicóloga também explicou sobre as dificuldades que muitas pessoas enfrentam durante o processo de habilitação em razão de traumas passados relacionados ao trânsito.
Claudete complementou a fala de Larissa para contar o motivo pelo qual ela se envolveu com a campanha Maio Amarelo, “eu me amarrei ao Maio Amarelo porque perdi um irmão no trânsito e isso, pra mim, é uma dor profunda; não quero que as pessoas passem pelo mesmo que eu passei”.
Ao Costa Leste News, a coordenadora municipal de trânsito, que hoje é Observatório Certificado, contou que as lives irão acontecer durante todo o mês de maio com temas pertinentes à educação no trânsito. Já as ações presenciais serão realizadas em setembro de 2020.