Inaugurada no dia 07 de janeiro em Aparecida do Taboado, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), localizada no prédio do Sindicato Rural, busca fortalecer a classe rural, em especial ao pequeno produtor.
Com assistência técnica e extensão rural para alavancar a produtividade dos agricultores familiares, a missão da unidade de Aparecida do Taboado, coordenada pelo engenheiro agrônomo Atílio Eduardo Pioli, é atender mais de 200 pequenos produtores das mais diversas atividades, como: hortaliças, avicultura, piscicultura, gado de leite e extração de látex (cultivo de seringueiras).
O escritório funciona em horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O coordenador municipal explicou que os atendimentos são feitos individualmente para que haja qualidade no serviço de assistência técnica e extensão rural. “Nós trabalhamos na elaboração de projetos para financiamentos, visando investimento ou custeio agropecuário. Estes negócios podem ser feitos pelo Banco do Brasil ou Sicredi. Para quem se encaixa na agricultura familiar as taxas de juros são de 2,5 a 5% ao ano, o que facilita o investimento na propriedade”, explicou.
Para solicitar a assistência técnica ou extensão rural o produtor deve procurar pela Agraer e agendar a data para visita. A assistência técnica é realizada por um engenheiro agrônomo que auxilia nas atividades a campo e detecta a real necessidade do local. No caso de extensão rural, a visita também é feita na propriedade e a Agraer apresenta novas tecnologias de produção ou formas de comercialização dos produtos oriundos das atividades agropecuárias ou até mesmo propõe atividades alternativas para o produtor.
“Atendemos a toda a classe rural, com ênfase a quem mais necessita que é o pequeno produtor que não tem condições de pagar particularmente pelos serviços para melhorar a sua produtividade”, destacou Pioli.
O pequeno produtor, José Divino da Cruz, 65 anos, foi até a Agência em busca de orientações. “Eu crio carneiros e quero comercializar e, futuramente, criar gado. Procurei pela Agraer para fazer o meu cartão do produtor. É muito bom saber que agora Aparecida do Taboado tem um lugar que podemos contar”, destacou.
Até o momento, 15 produtores foram atendidos no escritório da Agraer e quatro visitas foram feitas em propriedades rurais e na Feira do Produtor. Segundo Atílio Eduardo, o atendimento ainda é considerado baixo, no entanto, deve-se levar em consideração que as pessoas ainda estão tendo conhecimento da instalação da Agraer. Já o serviço a campo é dificultado devido o período chuvoso.
A região de Aparecida do Taboado é considerada pela Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) como uma das com maiores potenciais de Mato Grosso do Sul, devido a proximidade que faz com os grandes polos consumidores, como é o caso do Estado de São Paulo.
Mais Recente de Blog
A programação do Cinema Santa Fé do Sul contará com três filmes em cartaz entre os
O Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria com
Para contribuir com este novo ‘boom’ econômico de Inocência, o governador Eduardo Riedel inaugurou nesta quarta-feira
Com ambiente positivo de negócios criado pelo Governo do Estado, a fábrica de celulose da Arauco
Campo Grande amanheceu com neve nevoeiro na região leste e do Parque dos Poderes, enquanto a