/

Alunos da Escola Recanto Objetivo realizaram projeto voltado para importância do Rio Paraná

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Os alunos da escola Recanto Objetivo realizaram, na quarta-feira, dia 26, a apresentação do ‘Projeto Rio Doce, Doce Vida – da prevenção da nascente ao consumo consciente’, para as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, e para toda a comunidade aparecidense. O objetivo foi mostrar a importância que o Rio Paraná tem para o município e para o desenvolvimento do Estado e País.
    A coordenadora da escola, Íria Marta de Rosa Ramos Queiroz, explicou que o Rio Paraná tem múltiplos usos, tanto para os aparecidenses como para as comunidades ribeirinhas a sua volta. “Estamos na formação no Rio Paraná que é o encontro do Rio Grande com o Paranaíba; ele destaca-se no cenário nacional por causa de suas hidrelétricas; Hidrovia Tietê-Paraná; piscicultura que está tomando força no Mato Grosso do Sul e em Aparecida do Taboado. Por esse motivo, resolvemos realizar esse projeto e mostrar a sua importância para a comunidade e alunos”, destacou.
    Ela informou que os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio desenvolveram projetos abordando vários temas ligados a importância da água e do Rio Paraná. “Quem visitou a nossa Feira de Ciências teve a oportunidade de conhecer projetos que fala da quantidade de água que existe no corpo humano; exploração do rio na agricultura, piscicultura e Hidrovia Tietê-Paraná; a importância da Ponte Rodoferroviária para escoamento da produção; qualidade da água encontrada no rio; o turismo que ele gera; entre outros assuntos”, detalhou Íria Marta.
    A coordenadora contou que para a realização dos projetos houve a colaboração de várias pessoas da comunidade que auxiliaram os alunos em suas pesquisas. “Tivemos a colaboração da Aguarauga Piscicultura Ltda.; do Gestor Ambiental, Heller Nogueira; e do Supervisor da Sanesul, que disponibilizou técnicos para dar palestras aos alunos. Ou seja, para desenvolver os projetos apresentados os alunos realizaram uma vasta pesquisa de campo”. 
    A aluna Maria Amélia Freitas analisou o projeto de forma positiva, já que eles conseguiram aprender na prática tudo o que já haviam visto na teoria em sala de aula. “O projeto foi muito importante para o conhecimento de todos os envolvidos, realizamos uma ampla pesquisa e descobrimos que água do rio não é própria para o consumo humano, já que tem um pH é muito alto (6.0), isso significa que ela é ácida, é não pode ser usada”, informou ela.
    Durante todo o dia várias pessoas passaram pela Escola Recanto Objetivo para conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos. 

Escola Recanto Objetivo
Rua Antônio Leandro de Menezes, 4259
Telefone: (67) 3565-4429

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog