Aparecida do Taboado (MS) – Com 28 casos a mais que ontem (20), Aparecida do Taboado encerra a semana com 400 confirmações do novo coronavírus, entre eles a secretária municipal de Saúde, Tatiane Bernardes, que continua internada em Paranaíba pela rede particular (Cassems).
O índice de contaminação atingiu 7,5% a mais nas últimas 24h e 42,6% desde a sexta-feira passada, quando o município registrava 254 casos positivos.
O boletim divulgado hoje (21) ainda aponta que o município, com transmissão comunitária, ainda tem 39 casos em investigação, inclusive com pacientes internados aguardando resultado de exame, conforme apurou o Costa Leste News, e 332 casos recuperados.
Em entrevista ao Costa Leste News nesta quinta-feira, a diretora da Fesat, Mara Nilza, esclareceu que entre os casos positivados 9 estavam internados, sendo 2 nos novos leitos de UTI do hospital local, 1 na UTI de Paranaíba, 1 no semi intensivo e 3 nos leitos clínicos. Haviam ainda 2 casos internados em leitos particulares fora da cidade. Mara ainda explicou que mais dois pacientes aguardavam resultado de exame internados em leitos clínicos da Fesat. Os outros 52 casos seguem em isolamento domiciliar. Aparecida do Taboado já contabiliza 7 óbitos pela doença, de acordo com registro oficial.
O aumento exponencial no número de contaminados preocupa as autoridades em Saúde, embora ainda não haja nenhuma manifestação por parte da Prefeitura ou do Comitê de Enfrentamento à doença sobre mudanças nos decretos atuais para conter a propagação do vírus.
No dia 8 deste mês, um grupo de comerciantes se reuniu com a cúpula do Executivo e membros do Comitê para solicitar a flexibilização das normas adotadas pelo governo municipal. No último domingo (16) expirou o Decreto “da Lei Seca” que impedia o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais a fim de incentivar o distanciamento social e ele não foi reeditado.
Nas redes sociais, cresce o clamor da população pela fiscalização mais rigorosa em festas particulares, tanto na área urbana quanto nos ranchos do município. Segundo leitores do Costa Leste News, o fluxo em propriedades à beira do rio aumenta bastante aos finais de semana.
Em entrevista à Cultura FM nesta sexta-feira (21), o secretário de Administração, Jary Augusto Silva, garantiu que a vigilância sanitária, com apoio da Polícia Militar, intensificará a fiscalização em estabelecimentos comerciais neste final de semana fazendo cumprir, inclusive, o Toque de Recolher. Segundo ele, a queda na temperatura deve colaborar para que não haja aglomerações.
Jary recorreu ao bom senso da população, apelando para que obedeça aos decretos em vigor, já que a Prefeitura, segundo ele, sofre baixa de servidores contaminados com Covid-19, “infelizmente nós sofremos muitas perdas de servidores que estão afastados pela doença, então pedimos a colaboração da população. Não é mais uma questão de orientação, é conscientização mesmo. As pessoas precisam estar conscientes das medidas, do uso de máscaras e da higienização; não vai ser com decretos que vamos resolver o problema da Covid-19 no nosso município, vai ser com conscientização”, afirmou.
O secretário explicou que este é um apelo, principalmente, dos profissionais que estão atuando na linha de frente contra o vírus.