Foi confirmado nesta sexta-feira (12), pelo Governo Municipal que Aparecida do Taboado confirmou seu primeiro caso suspeito de “varíola dos macacos”. O suspeito é um homem de 31 anos, que está em isolamento domiciliar e está sendo observado pela equipe municipal de saúde. Os exames para confirmação da doença foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz, no Rio de Janeiro.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, existem 10 casos confirmados em Mato Grosso do Sul e 18 estão em investigação, sendo 6 em Campo Grande, 1 em Cassilândia, 2 em Dourados, 1 em Ponta Porã, 1 em Camapuã, 5 em Três Lagoas, 1 em Bandeirantes e por fim, 1 em Aparecida do Taboado.
Sintomas– Erupções cutânea ou lesões de pele; Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas); Febre; Dores no corpo; Dor de cabeça; Calafrio; Fraqueza.
A principal forma transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Ainda conforme o Ministério da Saúde úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos.
*Com informações Campo Grande News e Prefeitura Municipal