O eleitorado de Aparecida do Taboado conta hoje com 17.709 cidadãos. Deste número, de 1º de abril até o último dia 08, conforme informou o Cartório Eleitoral (24ª Zona Eleitoral), 20 são novos eleitores.
O Chefe do Cartório Eleitoral, José Klécius de Oliveira, ressaltou que este número pode mudar até o dia 04 de maio, prazo final estipulado pela Justiça Eleitoral para inscrição eleitoral, solicitação de transferência de município, zona eleitoral ou alteração de local de votação. A data também é o prazo final para que o eleitor com deficiência e os idosos solicitem a transferência para uma seção especial, de fácil acesso. Aproximadamente 100 requerimentos eleitorais foram realizados até o último dia 08.
Conforme informou José Klécius de Oliveira, os interessados em tirar o título pela primeira vez devem procurar o Cartório Eleitoral, portando um documento oficial com foto, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência, não inferior há três meses.
Para pedir transferência, o eleitor deve se dirigir ao Cartório Eleitoral, levando apenas o documento oficial com foto e o comprovante do novo endereço. O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação, pois, caso contrário, não poderá votar, já que seu nome não constará na folha de votação de sua seção eleitoral.
Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30.
“Pedimos à população que for tirar seu título eleitoral ou fazer a transferência, que procure o Cartório Eleitoral o quanto antes, para regularizar sua situação eleitoral, pois dessa forma, evitará filas e demora”, destacou.
O Cartório Eleitoral da 24ª Zona Eleitoral fica localizada na Rua Mato Grosso do Sul, 3881, no Jardim Brandini II – rua lateral do Fórum, e seu funcionamento é das 12h às 18h (MS).
Mesários
O Cartório Eleitoral comunica aos eleitores interessados em serem mesários que devem manifestar a decisão na unidade ou se cadastrar no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
“Recomendamos que ele busque pelo Cartório, porque assim a gente conhece a pessoa. O que se busca no dia da votação é manter a estrutura da sessão”, frisou o chefe do Cartório Eleitoral.
O cidadão mesário é considerado o “braço da Justiça Eleitoral”, a autoridade dentro da sessão, sendo superior a ele somente o Juiz, podendo inclusive dar voz de prisão em caso de constatada alguma irregularidade.
O mesário tem o direito de várias regalias por prestar serviço para a Justiça Eleitoral, como, por exemplo, dois dias de folga no seu trabalho, contando não somente o trabalho no dia da eleição, mas também em todas as convocações para treinamento; em caso de empate em concurso, a vantagem é do mesário; e pode usar como horas de estágio na faculdade que existir convênio com o TRE.