Na cidade de Corumbá, está em andamento o 22º Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do Sul. A Coordenadora do PROCON APT “Vereador Ivair Garrido Aydar”, Carla Lima, representando Aparecida do Taboado, participa do evento, buscando contribuir para o fortalecimento do órgão no município.
O PROCON APT ganhou destaque durante o encontro ao escolher o tema “Saúde Mental” para a palestra, sendo elogiado na cerimônia de abertura pelo Secretário Executivo do órgão. A programação, que teve início em 9 de novembro pela manhã e se estenderá até a tarde de 10 de novembro, inclui palestras abordando temas como o fortalecimento dos PROCONS, infrações penais relacionadas às relações consumeristas, saúde mental na administração pública, atendimento ao cliente e a evolução dos canais digitais, além de debates e apresentações diversas.
O desembargador do TJMS, Ruy Celso Barbosa Florence, foi o primeiro palestrante, destacando a autonomia do Procon como autarquia municipal, como é o caso de Corumbá, e incentivando os representantes de outros Procons do Estado a se inspirarem no modelo local. No mesmo dia, Ottomar Lustosa Mascarenhas, chefe do Núcleo Regional de Fiscalização do Abastecimento de Brasília (DF/ANP), abordou o tema “Fiscalização em Postos de Combustível”.
O diretor-presidente do Procon Corumbá, Vital Gonçalves Miguéis, ressaltou a importância do evento para fortalecer o trabalho dos Procons municipais por meio da qualificação proporcionada. Ele enfatizou a necessidade desses encontros, com a presença de especialistas nacionais e regionais, para a troca de experiências e mobilização das unidades municipais em busca de recursos que possam ampliar o trabalho de orientação e defesa dos direitos do consumidor no Estado. Miguéis sublinhou que a programação abrange temas sugeridos pelos Procons municipais, contando com a participação de especialistas em direitos consumeristas locais e nacionais.
O encontro conta com a participação de representantes de 18 dos 44 Procons municipais atuantes no Estado, sendo promovido em conjunto pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Prefeitura de Corumbá, com organização do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e Procon Corumbá.