A Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado já imunizou mais de 1 mil idosos com idade entre 69 e 70 anos durante a campanha de vacinação contra a Covid-19, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) estipulado pelo Ministério da Saúde.
O grupo começou a receber a 1ª dose do imunizante no último dia 11 de março, quando a Secretaria de Saúde disponibilizou 270 doses para maiores de 70 anos. A vacinação para essa faixa etária continuou no dia 19 de março e a partir do dia 23 passou a incluir também idosos 69 anos e no dia 26, com idade de 68 anos, totalizando a aplicação de 1.092 doses até o dia 26.
Dessa vez, a Secretaria de Saúde recebeu o apoio dos empresários Vitor Donizete e esposa Terezinha Silveira, da Pizzaria Recanto, que emprestaram o salão de eventos da família para acomodar os idosos, que receberam as doses sentados, respeitando o distanciamento social.
A Secretaria ainda organizou a fila com a distribuição de senhas, forneceu álcool 70% para higienização das mãos e realizou a aferição de temperatura do público-alvo. Idosos com dificuldade de locomoção foram atendidos no carro (drive-thru) e mais de 25 vacinas foram aplicadas em casa, no sistema delivery.
Segundo a secretária de Saúde, Daiane Pupin, toda semana Aparecida do Taboado tem recebido lotes da vacina – em sua grande maioria da Coronavac (produzida pelo Instituto Butatan) – e, dessa forma, vem realizando a imunização.
Para evitar aglomeração durante a campanha, a Prefeitura orienta a população para que não saia de casa de madrugada para segurar lugar na fila, pois além de infringir o Toque de Recolher previsto nos decretos estadual e municipal, coloca em risco à saúde de todos. “Não precisa causar aglomeração na porta da Secretaria e nem madrugar na fila, as vacinas estão chegando de forma fracionada, mas vamos atender todos dentro de cada faixa etária. Sejamos conscientes nesse momento para evitarmos o pior”, alertou Daiane.
No total, Aparecida do Taboado já imunizou 1.864 pessoas, pouco mais de 7% da população, entre profissionais da Saúde e idosos, segundo o boletim epidemiológico divulgado no dia 24.