A Prefeitura de Aparecida do Taboado está intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti para evitar a proliferação do mosquito. Até agora o município já registra 59 notificações, sendo 8 casos confirmados de Dengue e 1 de Chikungunya.
A Secretaria de Saúde ainda está investigando o óbito de um homem de 33 anos com suspeita de Dengue hemorrágica.
Segundo informou a pasta, a Prefeitura está intensificando as ações de conscientização sobre as doenças provocadas pelo Aedes Aegypti, reforçando a campanha de orientação através do Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica.
Levando em consideração o período das chuvas, quando aumentam as possibilidades de proliferação do mosquito, a Prefeitura pede que a população mantenha terrenos e quintais limpos, livres de objetos que possam acumular água.
A Secretaria de Saúde ainda informou que manterá a visita periódica dos agentes de vetores, realizando o bloqueio nas quadras onde pacientes forem positivados. “Foi feito um mutirão no final do ano e devemos nos programar para novas ações futuras, mas pedimos a colaboração dos moradores para nos ajudar nessa campanha. Dengue também mata, assim como a Covid-19, e por isso não podemos nos esquecer dela. Essa é uma luta de todos nós, diariamente”, frisou a secretária de Saúde, Daiane Pupin.
Em caso de sintomas o paciente deve procurar a ESF do seu bairro.
Dengue e Sintomas
A Dengue é uma infecção causada por um vírus, que apresenta quatro sorotipos diferentes, DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. Por isso, é possível contrair a doença até quatro vezes, já que a infeção por um sorotipo não gera imunidade para os demais. A chance de a doença evoluir para uma forma grave é maior nas pessoas que já tiveram a infecção anteriormente do que em pessoas que nunca contraíram o vírus. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte.