/

Após assinar TAC com MPE, Prefeitura de Selvíria toma providências para evitar nepotismo

2 minutos de leitura

      Selvíria (MS) – Termina dia 21 o prazo para os servidores lotados em cargo de direção, chefia ou assessoramento, em comissão ou confiança, de função gratificada ou contratada, preencherem formulário de cadastro e declaração de parentesco. No total, 166 trabalhadores estão sendo convocados.

      O prefeito decretou a medida no dia 19 do mês passado (decreto Nº 098 de 19 de janeiro de 2018) e os servidores tiveram pouco mais de 1 mês para comparecerem na Procuradoria Jurídica Municipal em horários pré-definidos. Caso o servidor não compareça nos dias e horários previstos, terá o pagamento suspenso até regularização.

      A medida faz parte do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelo prefeito José Fernando Barbosa com o Ministério Público Estadual (MPE-MS) para averiguar casos de nepotismo e nepotismo cruzado na administração municipal.

      O TAC se fez necessário após o MPE ter concluído, em um procedimento investigatório, que haveriam parentes de vereadores e agentes políticos nomeados, sem concurso, atuando na gestão da Prefeitura. Segundo o MPE-MS, o prefeito teria reconhecido a necessidade de regularizar a situação e exonerado todos os servidores que fossem aparentados de parlamentares.

    Com o TAC, o órgão pede que a Prefeitura de Selvíria não retorne a fazer novas contratações que possam configurar nepotismo, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, além de ações civis por improbidade.

      Por esse motivo, o prefeito José Fernando tomou o cuidado de convocar os servidores para atualização e verificação cadastral e, caso necessário, tomará as medidas cabíveis para não ser punido judicialmente.

      Os documentos necessários a serem apresentados na Procuradoria Jurídica Municipal estão disponíveis no site da Prefeitura de Selvíria (www.selviria.ms.gov.br), assim como o horário reservado para cada servidor, o formulário de cadastro e a declaração de parentesco na íntegra.

 

Região

    Os municípios de Ladário, Água Clara, Brasilândia e Aparecida do Taboado também já foram alvos de denúncias neste sentido, passaram por investigações e tiveram que cumprir determinações do Ministério Público para conter casos de nepotismo nas administrações públicas.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog

Isso vai fechar em 0 segundos