/

?#APT70: Aparecida do Taboado completa hoje 70 anos de história

4 minutos de leitura

      Pujante e diversificada. Estes são dois adjetivos que mais denotam Aparecida do Taboado, celeiro não só de artistas e competidores de rodeio, mas um município que é portal de entrada para Mato Grosso do Sul e uma das cidades que mais se destaca na região Costa Leste do Estado dada a sua capacidade de se reinventar diante das dificuldades e das oportunidades de crescimento e desenvolvimento que oferece a quem nas suas terras decide prosperar.

      No auge dos seus 70 anos, Aparecida do Taboado vislumbra um futuro bastante promissor. De fora da caixa, quem se propõe a observar os detalhes com um olhar mais sóbrio vê além de uma cidade com dificuldades no cenário político; enxerga um município ricamente diversificado nas mais produtivas áreas de atuação, quer seja na indústria, no agronegócio, no comércio ou na prestação de serviços; setores que tem impulsionado cada vez mais a geração de emprego e renda, fomentando o crescimento da cidade e região.

 

      No setor dos transportes, é margeado pela segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Paraná, e ainda possui acesso rodoferroviário com 2 terminais intermodais instalados pela Fibria e Eldorado Brasil. Além disso, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres – AANT, ainda terá o segundo tronco ferroviário (Norte-Sul). O edital de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos novos ramais ferroviários foi publicado em abril de 2012. A Norte-Sul vai entrar em Mato Grosso do Sul pelas regiões Nordeste e Costa Leste, passando por Aparecida do Taboado, em direção à Estrela d’Oeste (SP).

 

 

      No campo da indústria, de acordo com a FIEMS, são 78 empreendimentos em funcionamento (41 são fábricas), gerando cerca de 4 mil postos de trabalho. Diferente de outros municípios, a cidade não concentra sua produção em um único setor e mantém em funcionamento empresas diversificadas que produzem colchões, alimentos, brinquedos, calçados, roupas, couro ecológico, embalagens, transformadores, ferragens, material termoindustrial, peças automobilísticas e álcool, entre outros produtos.

 

 

 

      Além disso, Aparecida do Taboado, com seus pouco mais de 25 mil habitantes segundo o Censo 2018, exibe 2 frigoríficos de carne bovina, 1 abatedouro de aves, 1 frigorífico de peixes e uma usina de álcool e açúcar, que além de abastecer o mercado interno, quase todas estão investindo na exportação. São indústrias potenciais, que além de gerar emprego e renda para o município, desempenham um papel de fundamental importância para o desenvolvimento local.

 

 

      A cidade ainda tem se mostrado atraente em várias áreas do agronegócio. Com boa parte da economia local assegurada pela pecuária, Aparecida do Taboado ainda vem se destacando no ramo de florestas plantadas, especialmente na heveicultura, onde o município figura como 2º maior produtor de látex do Estado (16,43%) com 1,8 milhões de árvores plantadas em 3,8 mil hectares e, segundo o IBGE, é o maior produtor estadual de laranja, com 9.420 toneladas colhidas em 350 hectares no ano passado. Culturas como eucalipto, soja e cana-de-açúcar também corroboram o setor.

      Quem viu esta cidade se erguer, com fortes influências mineiras, alimenta um desejo incansável de vê-la prosperar cada dia mais e vem transferindo esse sentimento de geração em geração. É o progresso se fazendo presente, rasgando o solo aparecidense com sede de expansão.

      Esta sexta-feira, dia 28 de setembro, é uma data para celebrar estas importantes conquistas que só se tornaram realidades porque milhares de pessoas, aparecidenses natos ou não, estão aqui, dia após dia, trabalhando e acreditando na evolução da famosa ‘Terra dos 60 Dias Apaixonado’.

 

Conheça a história de Aparecida do Taboado

      O primeiro povoado surgido na região foi o Porto Taboado, às margens do Rio Paraná, empreendimento dos mineiros: João Barbosa e Máximo José da Rocha. Posteriormente, Antônio Leandro cedeu parte de sua fazenda, denominada Córrego do Campo, um pouco distante das margens do Rio Paraná e iniciou a implantação de um novo povoado, que tomou a denominação de Lagoa Suja, atualmente Aparecida do Taboado.

      A criação do município ocorreu em 28 de Setembro de 1948. O nome da cidade é uma homenagem do fundador Antônio Leandro de Menezes, que fez uma promessa à Nossa Senhora Aparecida para a cura de um filho doente e doou terreno para a elevação de uma cidade, sendo também onde foi construída uma capela em devoção à padroeira. Hoje, a capela cedeu lugar ao famoso Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, sendo um dos cartões postais do município. Já o nome Taboado vem de um antigo porto às margens do Rio Paraná que tinha muitas taboas, uma vegetação comum em áreas alagadas do cerrado. Por isso Aparecida do Taboado.

       Os primeiros habitantes da região vieram dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog