Aparecida do Taboado (MS) – Uma orientação importante para quem gosta de animais de estimação é ficar atento às vacinas indicadas para eles. Mas, muitas pessoas não sabem ou não têm condições de vacinar seu animalzinho. E, pensando nisso, a Associação Protetora dos Animais (APA) realizou no período de 27 a 28 de julho, a vacinação de 600 animais na cidade.
O Presidente da APA, Veterinário Paulo Chama de Freitas, informou que os cachorros ainda filhotes, a partir dos 45 dias de vida, devem tomar a vacina polivalente ou V10, em três doses, em um intervalo de 21 dias, entre cada dose; depois disso, deve-se dar uma dose ao ano. “Normalmente essa vacina só é encontrada em clínicas veterinárias, pois é importada; mas a APA recebeu a doação de 600 doses da vacina para redirecionar às famílias de baixa renda de Aparecida do Taboado, que tem animais e não tem condições de pagar o tratamento”, informou ele. “Essa vacina é das mais importantes para a saúde dos cães, já que conta com os antígenos para muitas das doenças mais perigosas do mundo canino”, lembrou.
O veterinário informou que a vacina imuniza o animal contra várias doenças, entre elas: Cinomose, Parvovirose, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose, Parainfluenza canina, Leptospirose Canina, e outras. “A campanha só foi possível, pois tivemos uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que fez a doação das seringas e agulhas, além de disponibilizar uma pessoa para ajudar na vacinação; e também da empresa Graf-Sul, que fez a doação das carteirinhas”.
“Essa campanha pode ser o pontapé inicial para que as pessoas se conscientizem de que os animais precisam de várias vacinas, além da antirrábica, e que elas são de extrema importância para a saúde do seu bichinho de estimação”, ressaltou.
Na quarta-feira, dia 27, a vacinação foi realizada na Praça da Vila São Jerônimo e na Praça do Jardim Imperial; na quinta-feira, dia 28, foi na Praça do Terminal Rodoviário e em frente ao Cemitério Municipal.
Para Marizete Siqueira da Silva, a iniciativa foi maravilhosa. “Tenho quatro animais em casa e sempre procuro dar o melhor para eles, mais essa vacina é muito cara e não tinha condições de pagar; mas agora eles estão imunizados”, comemora ela.
Vinícius Teixeira também aproveitou a campanha e elevou seus dois animais para tomar a vacina. “Já tinha procurado uma clínica para vacinar os dois cachorros, mas é muito cara e, por este motivo, não vacinei na época; mas agora com a campanha estou tendo a chance de vaciná-los”, falou.
Durante os dois dias as filas para vacinar os animais foram grandes em todos os quatro pontos.
Mais Recente de Blog
Aparecida do Taboado (MS) – Localizada na Vila São Jerônimo, uma casa simples de três cômodos
O Governo do Estado divulgou as datas de feriados e os dias que terão ponto facultativo
A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Educação, fará processo seletivo para a formação
Desde dezembro do ano passado, está em funcionamento uma ferramenta na Delegacia Virtual que permite a