/

Associação Protetora dos Animais realizou vacinação de polivalente em animais

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Uma orientação importante para quem gosta de animais de estimação é ficar atento às vacinas indicadas para eles. Mas, muitas pessoas não sabem ou não têm condições de vacinar seu animalzinho. E, pensando nisso, a Associação Protetora dos Animais (APA) realizou no período de 27 a 28 de julho, a vacinação de 600 animais na cidade.  
    O Presidente da APA, Veterinário Paulo Chama de Freitas, informou que os cachorros ainda filhotes, a partir dos 45 dias de vida, devem tomar a vacina polivalente ou V10, em três doses, em um intervalo de 21 dias, entre cada dose; depois disso, deve-se dar uma dose ao ano. “Normalmente essa vacina só é encontrada em clínicas veterinárias, pois é importada; mas a APA recebeu a doação de 600 doses da vacina para redirecionar às famílias de baixa renda de Aparecida do Taboado, que tem animais e não tem condições de pagar o tratamento”, informou ele. “Essa vacina é das mais importantes para a saúde dos cães, já que conta com os antígenos para muitas das doenças mais perigosas do mundo canino”, lembrou. 
    O veterinário informou que a vacina imuniza o animal contra várias doenças, entre elas: Cinomose, Parvovirose, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose, Parainfluenza canina, Leptospirose Canina, e outras. “A campanha só foi possível, pois tivemos uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que fez a doação das seringas e agulhas, além de disponibilizar uma pessoa para ajudar na vacinação; e também da empresa Graf-Sul, que fez a doação das carteirinhas”.
    “Essa campanha pode ser o pontapé inicial para que as pessoas se conscientizem de que os animais precisam de várias vacinas, além da antirrábica, e que elas são de extrema importância para a saúde do seu bichinho de estimação”, ressaltou.
    Na quarta-feira, dia 27, a vacinação foi realizada na Praça da Vila São Jerônimo e na Praça do Jardim Imperial; na quinta-feira, dia 28, foi na Praça do Terminal Rodoviário e em frente ao Cemitério Municipal. 
    Para Marizete Siqueira da Silva, a iniciativa foi maravilhosa. “Tenho quatro animais em casa e sempre procuro dar o melhor para eles, mais essa vacina é muito cara e não tinha condições de pagar; mas agora eles estão imunizados”, comemora ela.
    Vinícius Teixeira também aproveitou a campanha e elevou seus dois animais para tomar a vacina. “Já tinha procurado uma clínica para vacinar os dois cachorros, mas é muito cara e, por este motivo, não vacinei na época; mas agora com a campanha estou tendo a chance de vaciná-los”, falou.
    Durante os dois dias as filas para vacinar os animais foram grandes em todos os quatro pontos. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog