Aparecida do Taboado (MS) – O cliente sempre tem razão? Não necessariamente. Mas como eles são o maior patrimônio de uma empresa, mesmo errados, os clientes devem ser tratados como se não estivessem. Saber lidar com esse patrimônio é essencial para o sucesso de um negócio.
Pensando nisso SEBRAE, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria a Associação Comercial (ACIAT) e a Prefeitura Municipal, disponibilizaram o curso Treino Atendimento ao Cliente aos empresários e colaboradores. A capacitação teve inicio na segunda-feira, dia 16, e será encerra nesta sexta-feira, dia 20.
Estão participando do curso, 21 pessoas ligadas às seguintes empresas: GOU Clínicas de Odontologia; Espaço JB; A Econômica; Angelical; Phanahp Habitação; Espeto Boi Bom; Prado Store; Pizzaria Restaurante Recanto; Fumo Sertanejo; Hotel Porto Taboado; e Sidney Dourado da Silva – Marido de Aluguel.
A instrutora Edilene de Freitas Camargo destaca que o objetivo da capacitação é promover profissionais que possam a atender ao cliente na pequena, média ou grande empresa de forma que ele queira voltar, pois foi bem tratado. “Um dos diferencias de qualquer comércio da área de serviços é o atendimento ao cliente, ou seja, a satisfação dele. Um cliente satisfeito sempre retorna, e isso é muito importante nesse cenário de crise econômica que o país está passando, em que os empresários e empresas estão buscando um diferencial, fazendo promoções e buscando trazer o cliente para dentro do seu estabelecimento. Mas ele precisa trazer e reter esse cliente, e uma das formas é um bom atendimento; se a equipe é formada por bons profissionais e consegue fazer um atendimento diferencial, é isso que vai fazer a diferença e trazer esse cliente novamente para dentro da empresa”.
Ela também explicou que treinar funcionários, estabelecer relacionamento com o cliente e saber negociar estão entre os itens que fazem parte do bom atendimento. “Conhecer o cliente é o primeiro passo para saber como trabalhar com ele. O funcionário ou empreendedor pode estabelecer um relacionamento com seus compradores, o que pode resultar em lealdade e fidelidade. Além disso, é necessário saber negociar com os seus clientes e apresentar as vantagens e mostrar como o seu produto é bom, pois, dessa forma, o cliente terá motivos para retornar”, explicou Edilene.
Pensando em atender melhor aos seus clientes e ter a fidelidade deles é que a empresa ‘A Econômica’ ofereceu o curso para os seus cinco vendedores. “O curso é uma ótima forma de motivar os colaboradores da empresa a atender melhor aos nossos clientes e, além disso, aprender técnicas de como abordar esse cliente e oferecer aquilo que ele deseja de forma convincente”, informou a Gerente da Loja, Maria Cristina Siqueira Reis.
Já o Marido de Aluguel, Sidney Dourado da Silva, que atua no segmento há cinco anos em Aparecida do Taboado, quer fazer com que seus clientes fiquem ainda mais satisfeitos com a qualidade de seus serviços e atendimentos. “O curso é uma ótima forma de entender o que se pode melhorar ao fazer um atendimento ao cliente. Atualmente, realizo serviços elétricos, hidráulicos, desentupimentos, soldas, pinturas e alvenaria, ou seja, presto um serviço completo e não quero reclamações dos meus clientes”, destacou ele. Por mês, Sidney presta em torno de 350 serviços, desde uma simples troca de lâmpada a um serviço mais elaborado.
Segundo a Agente de Desenvolvimento/Sebrae, Dulce Lima, as capacitações para este ano foram planejadas de acordo com as necessidades percebidas e diagnosticas com o público alvo. “Teremos muitas ações voltadas à gestão do negócio, é interessante se aperfeiçoar sempre”, disse, Dulce
A Associação Comercial, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Sala do Empreendedor e Prefeitura Municipal, desenvolveu uma ampla agenda de treinamentos, cursos e palestras para este ano. Nos dias 18 a 24 de junho, ocorrerá a Oficina SEI, que é direcionada ao Microempreendedor Individual e tem por objetivo contribuir para que ele se reconheça como um empreendedor e se sinta capaz de fortalecer e promover mudanças em seu negócio, elevando sua confiança. A oficina abordará vários temas entre eles: SEI Crescer; SEI controlar meu dinheiro; SEI comprar; SEI formar preço; e SEI vender.
Para obter mais informação a respeito dos cursos entre em contato com a ACIAT, que fica localizada na Rua Carlos Alves Ferreira, 928 – Centro ou pelos telefones (67) 3565-1585 / 3565-1127.
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