/

Atualização do Mapa do Turismo foi tema de encontro que reuniu lideranças e empresários

2 minutos de leitura

    Desde o dia 12 de maio, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), percorre regiões turísticas do Estado para se reunir com empresários do setor e órgãos oficiais do turismo. O principal objetivo das reuniões é fazer a atualização do Mapa do Turismo de Mato Grosso do Sul, que vai compor o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo (MTur) na formulação das políticas públicas para o setor.
    Desta vez, as regiões escolhidas para entrar em pauta foram a região Costa Leste e região Vale do Aporé. A Costa Leste hoje é composta pelos municípios: Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas e a região Vale do Aporé agrega as cidades: Água Clara, Cassilândia, Costa Rica, Inocência e Paranaíba. 
    Os técnicos da Fundtur apresentam os critérios exigidos pelo MTur e pela Fundação para os municípios que queiram estar inseridos no mapa.  Entre eles, estão a existência e efetiva atuação de instâncias de governança como um Conselho Municipal de Turismo (Comtur), por exemplo. 
    Segundo o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a atualização é fundamental no processo de ordenamento dos territórios turísticos do Estado e principalmente no planejamento das ações, tanto da Fundtur, quanto das próprias regiões. “É importante que essa atualização aconteça com critérios objetivos e que contemplem os municípios organizados, que desejam e tenham condições de trabalhar a atividade turística, para que tenhamos de fato o mapa turístico do estado inserido no mapa brasileiro”, ressalta. 
    Além da atualização do Mapa Turístico Brasileiro, estão sendo apresentadas as linhas de atuação da Fundação de Turismo 2017/2018: profissionalização da gestão (estadual e municipais), fortalecimento das instâncias de governança, inovação e diversificação da oferta turística, posicionamento de mercado e pesquisa. Também está na pauta a terceira fase do Sistema de Classificação dos Municípios (Semear/Nascer/Frutificar/Colher), que começou em 2013 e será passará por uma reformulação em 2017. 
    A última reunião aconteceu nesta segunda-feira (29) em Aparecida do Taboado no hotel Aritana e contou com a presença do diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling; do técnico da fundação, Diego Garcia; do prefeito Robinho; do diretor de turismo, Jary Augusto; e dos vereadores, Marcelo Fagundes, Lolozinho e Andrey. Também estavam presentes os representantes municipais de turismo das cidades pertencentes à região Costa Leste e Vale do Aporé, e outras entidades, além da imprensa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog