Os alunos do primeiro e segundo semestre do curso Técnico em Agronegócio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, lotados no polo presencial de Aparecida do Taboado, tiveram a oportunidade de participar no último sábado (10), das aulas práticas das Disciplinas de Produção Vegetal e Animal, acompanhando o cotidiano da Fazenda Filadélfia, de propriedade de Valdenir Rossi.
A Fazenda Filadélfia conta com a produção de bovinos de corte das raças Nelore e Angus e também plantação de milho em pivô, a propriedade está em expansão e isso possibilitou uma visão realista da atividade pecuária.
O Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec Brasil é o primeiro curso técnico de nível médio na modalidade à distância, oferecido pelo SENAR, que conta com professores especialistas nas áreas de atuação das disciplinas oferecidas. O curso possui 1.230 horas/aula e duração de dois anos, com 20% da carga horária oferecida nos polos presenciais.
Alison José dos Santos, gerente Fazenda Filadélfia do Grupo Val Alimentos, informou que os alunos puderam ver de perto os sistemas que são utilizados na propriedade, tanto melhoramento como aperfeiçoamento. “Hoje a propriedade rural é uma empresa, e mostramos para os alunos do curso Técnico em Agronegócio os dados que temos da nossa propriedade, focando um pouco no custo, além deles verem de perto como funciona a propriedade”, falou. Alison é formado em Técnico em Agropecuário, pela Universidade Federal de Minas Gerais. A Fazenda Filadélfia possui 800 alqueires com um rebanho em reprodução de mais de duas mil cabeças.
Para a coordenadora do polo, Jaqueline Fagundes, a aula prática gera um impacto positivo no aluno, porque primeiro ele visualiza o que ele já viu na teoria; e, segundo, ele percebe que na região onde o curso está inserido existe um mercado que demanda técnicos com um perfil de gestor e conhecedor do contexto agropecuário. “Com as aulas práticas os alunos têm a possibilidade de aproximar os assuntos que estão estudando no ambiente virtual de aprendizagem e nas aulas teóricas, com a realidade da região. Essa experiência de contato com o meio rural tem feito a diferença na formação deles, pois conseguem aprender com quem já tem experiência na área e estão cada vez mais próximos do mercado de trabalho”, enfatizou.
Roberto Sampaio é formado em Administração de Empresa e resolveu fazer o curso Técnico em Agronegócio para complementar o seu currículo. “O conteúdo de gestão da atividade e as aulas práticas proporcionam um conhecimento prático das atribuições profissionais, o que seria difícil de encontrar em outros cursos”.
Já Oriana Farias está se qualificando para auxiliar a família na propriedade rural, ela acredita que a dosagem da teoria e prática intensifica o aprendizado dos módulos oferecidos durante o curso. “Estou me dedicando ao curso, pois quero trabalhar com a minha família na fazenda que temos. Gosto bastante das aulas práticas, acredito que esses conhecimentos aumentarão minhas possibilidades de atuação”.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, o curso Técnico em Agronegócio abre para os alunos um amplo leque de possibilidades, oferecendo condições a produtores rurais, para que possam atuar na assistência técnica em empresas agrícolas, agroindústrias, enfim, em toda a ampla cadeia do mercado agrícola.
A visita, relacionada à disciplina de TPA – Técnica Produção Animal, ministrada pela professora Letícia Emiliani- Zootecnista, Mestre e Doutoranda em Ciências Animais, possibilitou aos alunos reconhecer e aprofundar os conteúdos aprendidos em aulas à distância e aulas presenciais. “A visita técnica permite uma aproximação dos alunos com as produções e produtores, dessa forma podem identificar pontos positivos, negativos na qual podem aplicar seus conhecimentos, principalmente relacionados à gestão da produção. Conhecer a área de atuação, as técnicas utilizadas para a produção animal é fundamental para o técnico em Agronegócio”, falou ela.
De acordo com Dorly Scariot Pavei, Engenheiro Agrônomo – Mestrando em Produção Vegetal e professor do curso, o conhecimento das técnicas para produção vegetal é de suma importância para os alunos do curso Técnico em Agronegócio do SENAR/MS. “Pois, por meio delas, eles conseguem compreender os processos das cadeias produtivas e embasar suas futuras tomadas de decisões em sua vida profissional. O conhecimento dos cultivos do solo, adubação, controle de pragas, doenças e invasoras, colheita, comercialização e gestão dos recursos financeiros e humanos farão com que consigam dar o melhor retorno à empresa rural que trabalham”.
“Os alunos do Polo de Aparecida do Taboado estão sempre envolvidos com aulas práticas, visitas técnicas, palestras, cursos, e isso só vem a acrescentar na formação final. Essas atividades extras realizadas pelos alunos fazem parte da grade curricular do curso e são muito bem organizadas pela coordenação do Polo, que reconhece a importância dessa formação complementar aos alunos, que valorizam o aprendizado”, informou a coordenadora Jaqueline Fagundes.
Aulas práticas do curso Técnico em Agronegócio foca em técnicas de produção animal e vegetal
Mais Recente de Blog
Já tem programação para o final de semana? O Costa Leste News preparou uma agenda com
Aparecida do Taboado se prepara para fechar o ano com estilo, reunindo dois eventos de sucesso
Aparecida do Taboado foi contemplada com um convênio de R$ 984 mil, viabilizado pelo programa “MS
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe
A instabilidade meteorológica deve predominar nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de chuva