Aparecida do Taboado (MS) – A Secretaria de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Iagro e Polícia Militar, começou hoje (3) um trabalho de orientação no combate ao novo coronavírus (Covid-19) na fronteira com o Estado de São de Paulo, reforçando ainda a importância do isolamento social.
Barreira sanitária instalada no posto fiscal, próximo à Ponte Rodoferroviária, vai intensificar a orientação sobre o novo vírus e controlar a entrada de pessoas no município e no Estado. Segundo o secretário de Saúde, Márcio Galdino, os profissionais passaram por um treinamento para realizar com segurança a abordagem das pessoas e ajudar na prevenção da doença.
Qualquer pessoa que apresentar sintomas de gripe ou doenças respiratórias será encaminhada para atendimento médico. Pacientes que apresentarem sintomas gripais, inclusive alteração na temperatura, serão orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva” – Postão. Aqueles que além dos sintomas supracitados ainda tiverem dificuldade respiratória serão encaminhados diretamente ao hospital municipal (Pronto Socorro), onde estão acontecendo os atendimentos referentes ao Covid-19, e de urgência e emergência.
De acordo com o Tenente Xavier, do Corpo de Bombeiros, os militares atuarão 24hs na barreira sanitária pelos próximos 20 dias, “será feito um sistema de revezamento, principalmente à noite, mas a orientação e controle ocorrerá 24hs por dia”, alertou ele. Entre os questionamentos, a pergunta principal é qual o motivo da entrada na cidade tendo em vista a recomendação de permanecer em casa, em quarentena.
Ainda durante a abordagem é feita a aferição da temperatura, orientação sobre o novo vírus, entrega de panfleto informativo e reforçado o apelo ao isolamento social.
Mizraim dos Santos, representante de uma empresa de Santa Fé do Sul, foi abordado nas primeiras horas de funcionamento da blitz e falou da importância deste trabalho: “se todo mundo [município] fizesse isso reduziria bastante as possibilidades de contágio. Santa Fé do Sul também está fazendo e eu acho muito importante este controle para a população do município”.
A barreira sanitária ainda vai reforçar o controle de pessoas que entram no município, uma vez que na última quarta-feira (1) foi liberado o atendimento presencial no comércio local.
Seis casos suspeitos do novo coronavírus já foram descartados e até agora o município não tem nenhum caso confirmado ou em investigação da doença.