As 17 barreiras sanitárias instaladas pelo Governo do Estado completaram três meses de operação em Mato Grosso do Sul. Nesse período, foram abordadas 855 mil pessoas em 426 mil veículos e 97 casos foram identificados como suspeitos para a Covid-19.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a avaliação é positiva em decorrência da parceria existentes entre o Estado e os municípios. “Os números do Mato Grosso do Sul traduzem esse esforço feito pelo Governo do Estado. E os secretários municipais, independente da área ser divisa ou de fronteira, têm apoiado a Secretaria de Estado de Saúde (SES)”.
Próximo de completar um milhão de abordagens, Videira afirma que “a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio de seus efetivos da Polícia Militar, da Polícia Civil e o do Corpo de Bombeiros Militar, tem atuado junto com os munícipes com objetivo de enfrentar essa pandemia e superar essa dificuldade no menor espaço de tempo possível e com menor dano para população”.
Dados divulgados pela Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS) revelam que, até o momento, 732.515 pessoas foram abordadas em 363.397 veículos. A principal porta de entrada de pessoas continua sendo a divisa com o Estado de São Paulo. Três Lagoas e Bataguassu registraram, juntas, 383.818 pessoas que passaram pelas barreiras.
Em Guia Lopes da Laguna, município que tem apresentado elevado número de casos, a barreira sanitária recebeu reforço e foram abordadas 9.230 pessoas. A unidade de Campo Grande, em parceria com a prefeitura, registrou 17.421. E, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, 8.866 pessoas e 82 aeronaves foram abordados.