Os alunos do Projeto de Leitura e Robótica da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Paranaíba assistiram um documentário que promove a reflexão acerca do tema homofobia. Logo após foi realizada uma roda de conversa sobre o assunto.
A ação teve o objetivo de fomentar o debate sobre os variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de conscientizar sobre a importância da criminalização da homofobia.
Segundo Kaiky Rodrigo Faria Dias, 8 anos, a exibição do documentário fez com que ele entendesse sobre a necessidade de respeitar todas as pessoas, sem discriminação de gênero ou sexualidade. “Nós assistimos ao vídeo e vi que não podemos ficar julgando as pessoas, mas sim deixar elas serem o que quiserem”.
Já os estudantes do Projeto Lego Zoom participaram de uma roda para despertar o interesse na leitura. Cada uma das crianças leu um livro individualmente e, em seguida, formaram grupos para compartilhar e debater as histórias.
Segundo a monitora Maria Alice Pereira, esta iniciativa faz com que os estudantes compreendam os livros mais facilmente e se interessem por aprender a ler. “Vejo que cada vez que realizamos essa atividade, as crianças estão tendo um olhar diferenciado para os livros. Temos alguns alunos com dificuldades para ler, então eles pedem para que os auxiliemos, porque querem aprender”.
Teatro
Os alunos do Centro de Educação Infantil (Ceinf) Professora Gertrudes Alves Bardelin presenciaram a encenação da história “Branca de Neve dos Avessos”, baseada no vídeo do site “Quintal da Cultura”.
As personagens foram interpretadas pelas monitoras da Biblioteca e os objetivos eram incentivar a leitura de contos e recontos, trabalhar condutas e valores por meio dos contos clássicos, estimular a criatividade e a imaginação, e explorar a interpretação e a dramatização.