
Aparecida do Taboado (MS) – A Cachaçaria Dom Tápparo Engenho, dona da marca Cachaça Cabaré, que tem como parceiros os cantores Leonardo e Eduardo Costa, quer se instalar em Aparecida do Taboado e está recebendo total apoio da Prefeitura.
O diretor financeiro Giovanni Tápparo e os diretores comerciais Bruno Tápparo e João Manfei estiveram no município em no final do mês de novembro e foram recepcionados pelo prefeito Robinho Samara, pelo chefe de Gabinete, Jary Augusto Silva, e pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Dulce Lima. Eles foram levados para conhecer uma área localizada no Distrito Industrial “Abel Francisco Manganhato”, às margens da BR-158, sentido Selvíria; e outras duas no Distrito Industrial “Wilson Alves de Queiroz”, na rodovia MS-316, sentido Ponte Rodoferroviária.
Durante as visitas, a secretária e o prefeito entregaram o mapa das áreas e cópia da Lei do PRODEAT (Programa de Desenvolvimento de Aparecida do Taboado). “O pedido deve ser protocolado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico nesta semana e, na sequência, será analisado pelos conselheiros do PRODEAT”, explicou Robinho Samara.

Considerando que haja as aprovações necessárias por parte dos PRODEAT e Câmara de Vereadores, Dulce Lima informou que a previsão de início das obras será imediata, após todos os trâmites burocráticos serem finalizados.
Anteriormente, os empresários estiveram reunidos com o governador Reinaldo Azambuja, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Verruck; o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, e o prefeito municipal Robinho Samara para tratar dos incentivos fiscais e tributários do Estado.
Segundo Bruno Tápparo, eles irão analisar a Lei Municipal para elaborar a solicitação do pedido de área. O empresário destacou que a escolha de Aparecida do Taboado para a instalação da Cachaçaria foi feita por diversos fatores, dentre eles, a localização e os incentivos estaduais e municipais.
Como surgiu a Dom Tápparo Engenho?
Por iniciativa do Sr. José Tápparo, que em 1978 resolveu produzir cachaça para o consumo próprio e presentear os amigos. A cachaça fez tanto sucesso que começaram a querer comprá-la. Foi então que José Tapparo viu nessa atividade uma oportunidade de negócio.
Com o passar dos anos e a entrada dos filhos Ademílson e Carlos na empresa, o engenho cresceu e passou a produzir vários tipos de cachaças, coquetéis alcoólicos e licores. Hoje a empresa conta com a colaboração da terceira geração da família Tápparo, Bruno, Giovanni e Breno, Marcus, Fernando e Carla Tápparo.
A produção da cachaça Dom Tápparo é toda feita na propriedade da família: plantio da cana-de-açúcar, moagem, destilação e envelhecimento. Além da produção toda na propriedade, o envelhecimento é feito em barris de Carvalho Europeu e Americano e outras madeiras como Amburana e Amendoim.
A Dom Tápparo faz questão de marcar presença em eventos estabelecendo contato direto da marca e dos sabores com as pessoas formadoras de opinião, fidelizando consumidores e fazendo novos amigos.

