Aparecida do Taboado (MS)- Foi publicado nesta segunda-feira (24) pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) uma portaria que reuniu as etapas de vacinação contra a febre aftosa do rebanho bovino e bubalino no Mato Grosso do Sul.
O calendário que passa a valer a partir de novembro de 2020 foi elaborado para duas regiões sanitárias: Pantanal e Planalto.
Para que ocorra o planejamento e controle sanitário ambiental, o estado se dividiu em duas regiões sanitárias. A região 01, Planalto, é composta pelas propriedades localizadas em região de superfície mais elevada. Já a região 02, Pantanal, é composta pelas propriedades localizadas nos municípios de Corumbá, Ladário e em parte dos municípios de Coxim, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso.
De acordo com a publicação do estado, é considerada propriedade pantaneira, as propriedades que estão localizadas na região sanitária do Pantanal, sujeitas a inundações em determinadas épocas do ano.
O governo do estado ainda relembra que a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória no estado e o produtor rural deverá realizar o registro integral da vacinação, através da internet, ao acessar seu login, código de acesso e senha, referente ao estabelecimento rural a ser declarado ou em uma unidade local do IAGRO.
Para as propriedades rurais que estão localizadas na região sanitária do Pantanal, a vacinação contra febre aftosa é realizada uma vez ao ano, e os pecuaristas deverão informar a etapa optante de vacinação, maio ou novembro.
Clique aqui e confira as determinações da portaria, na integra.