/

Câmara aprova por maioria de votos convocação do prefeito para tratar sobre a situação do Cemitério

5 minutos de leitura

    Na noite de 24 de abril de 2017, ocorreu na Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, mais uma sessão ordinária presidida pelo vereador Alaor Bernardes da Silva Filho, popular Lolozinho, contando com a presença unanime dos demais parlamentares, oportunidade em que os mesmos apreciaram um projeto de lei, dois requerimentos e nove indicações.
    Projeto de Lei  nº 07, de 18 de abril de 2017, de autoria do Executivo Municipal, que “Modifica Dispositivo da Lei Municipal n.º 1.525, de 8 de dezembro de 2015”, ou seja, para assumir a função de Coordenador de Polo Presencial, tem que ser professor efetivo, com um ano de experiência no magistério e com formação superior. Foi concedido ao mesmo a tramitação em regime de urgência especial, sendo votado e aprovado por unanimidade
    Requerimento de Convocação, de autoria do Vereador Ronaldo Néris de Jesus, requerendo que seja convocado o Excelentíssimo Senhor José Robson Samara Rodrigues de Almeida, Prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, para prestar esclarecimentos sobre a situação em que encontra o Cemitério Municipal “Nicolau Antônio Martins”, bem como acerca de providências que estão sendo tomadas ou que serão tomadas pelo Executivo Municipal em relação a valores cobrados para os sepultamentos; sobre a organização/credenciamento/localização da parte velha; como será organizada a ocupação da parte nova (divisão, quadras, passarelas entre as quadras etc.)
    Colocado em discussão o vereador autor, Ronaldo Néris pediu a compreensão dos colegas, pois há muito tempo os aparecidenses vem sofrendo quando precisam sepultar um ente querido, passando muitas vezes por constrangimentos, sendo atualmente cobrado em torno de 600 reais para a realização do serviço e muitas famílias não dispõe desses recursos. “A convocação do prefeito é de suma importância, pois vindo aqui na Câmara tenho certeza que dará total esclarecimento. E outra coisa, tem uns cidadãos que se acham donos do cemitério e isso não pode continuar. Lá não tem ordem, não tem ruas e muito menos um relatório com nomes e local em que estão sepultados os falecidos de Aparecida do Taboado”, disse.
    O vereador Marcelo Fagundes em seu pronunciamento disse que é muito viável este requerimento, pois em outras cidades os cemitérios são organizados, citando como exemplo a cidade de Santa Albertina – SP, onde são cobrados em torno de 50 reais e aqui são mais de 500 reais. “Aqui tem que ser tomada providências, pois tem gente lá (no cemitério) que ainda bate no peito e fala que ninguém os tira de lá”.
    Zezão do PT disse que ao assumir uma cadeira no legislativo falou que não votaria contra requerimento, mas neste sentido iria votar contra, pois sobre esse assunto pode-se falar com o prefeito em outra reunião e acredita que o chefe do Executivo não deixará de participar e dar esclarecimentos, “inclusive hoje ele esteve aqui na Câmara em torno de umas três horas reunido com os vereadores e não foi falado nada a este respeito”.
    O edil Andrey dos Reis comentou que votaria sim, mas um assunto fácil como este poderiam ir ao gabinete, todos juntos e tratarem com o prefeito.
    Gilson da Cohab em seu pronunciamento comentou que está de acordo com as palavras do vereador Ronaldo, pois a prefeitura precisa tomar conta do cemitério e resolver aquele problema que existe lá. Pediu aos colegas que antes de qualquer convocação reúnam os nove vereadores e que todos tomem conhecimento dos assuntos a serem tratados.
    Colocado em votação o mesmo foi aprovado por maioria de votos. Votando a favor os edis Andrey, Marcelo, Véião, Ronaldo e Moysés. Votaram contra Gilson, José Natan, Zezão do PT e Lolozinho.
    Requerimento nº 23/2017, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador  Marcelo Ferreira Fagundes, requerendo que forneça a esta Casa de Leis, as seguintes informações: quantas lombadas (traffic calming) foram construídas em vias públicas de nossa cidade; qual o valor gasto na execução de cada uma dessas lombadas;  informar se serão construídas outras lombadas dessa natureza. Em caso positivo, quantas e as quais localidades a serem beneficiadas.
    Colocado em discussão, o vereador autor disse que o mesmo é no sentido de tomar conhecimento de quanto foi gasto na construção da referida lombada nas proximidades da Escola Georgina Oliveira Rocha e se vão construir as demais, pois no contrato consta a construção de 13 e até o momento somente uma está construída. Colocado em votação, o mesmo foi aprovado por unanimidade.
    Indicação n.º 134/2017, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador Ronaldo Néris de Jesus, indicando a doação de caminhões de terra às pessoas carentes de nosso município.
    Indicação n.º 135/2017, ao Governador do Estado e SEJUSP, de autoria do Vereador Ronaldo Néris de Jesus, solicitando a doação de viaturas tipo trailblazer para as Polícias Militar e Civil, bem como de um veículo Sedan também para a Polícia Civil.
    Indicação n.º 136/2017, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador Ronaldo Néris de Jesus, solicitando a recuperação da canaleta no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Leodônio Alves Ferreira, nesta cidade.
    Indicação n.º 137/2017, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador Ronaldo Néris de Jesus, solicitando que seja dada prioridade às pessoas carentes para serem contempladas com imóvel residencial através do Programa de Habitação “Minha Casa, Minha Vida”.
    Indicação n.º 138/2017, a Deputada Estadual Mara Caseiro, de autoria do Vereador Walteir José de Oliveira, solicitando gestões no sentido de doar materiais permanentes e de consumo para o Lar “Vicente Marques de Queiroz”, de Aparecida do Taboado, tais como: colchões, camas, cadeiras de roda, esfigmomanômetro, panelas de pressão, freezer, cadeiras de banho, andadores, bengalas, ventiladores, lençóis e toalhas de banho.
    Indicação n.º 139/2017, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador Alaor Bernardes da Silva Filho, solicitando que seja elaborado projeto para a execução de serviços de reparo em toda a extensão da rede de energia elétrica da Rua Said Mattar, objetivando oferecer iluminação pública adequada.
    Indicação n.º 140/2017, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador Andrey Magno Menezes dos Reis, reivindicando a limpeza das guias/meio fio das ruas de nossa cidade, bem como de todas as praças.
    Indicação n.º 141/2017, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador Moysés Chama de Carvalho, reivindicando medidas no sentido de realizar palestras em todas as escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo precípuo de alertar alunos e as famílias para as necessidades de atividades de prevenção à violência do próprio corpo.
    Indicação n.º 142/2017, ao Deputado Estadual Junior Mochi, de autoria do Vereador Moysés Chama de Carvalho, solicitando a viabilização de recursos para atender o setor de esportes de Aparecida do Taboado, com a implantação de Projeto “Tênis de Mesa em Ação”.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog