/

Câmara Municipal entrega o prêmio ‘Mulher Cidadã’

5 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – A noite da última segunda-feira (7) foi de homenagens na Câmara Municipal. Durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Legislativo entregou o Prêmio Mulher Cidadã “Eleonora Camargo de Queiroz”. Receberam a menção honrosa, as Senhoras Maria de Lourdes dos Santos Táboas, Josefa Aparecida de Queiroz, e post mortem a Iraci Alves de Jesus.
    Este prêmio é destinado a agraciar mulheres do município, que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher ou que tenham atuado de forma destacada, em ações tendentes a minimizar as desigualdades sociais da população.
    Os prêmios foram concedidos por um conselho deliberativo apolítico, composto por uma representante do Poder Judiciário, Angelita da Silva Santos; uma representante do Ministério Público, Promotora de Justiça Jerusa Araújo Junqueira; uma representante da Câmara Municipal, Terezinha de Fátima da Costa Ferreira; uma representante da 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Dra. Camila Costa Camargo; e uma representante da Prefeitura Municipal, Maria Cândida de Freitas.
    O Vereador Presidente da Câmara Municipal, Luiz Martiniano de Aquino, o popular Luiz Panela, explicou que, em setembro de 2005, por iniciativa da então Vereadora Vera Márcia Cabral de Almeida, a Câmara Municipal, por meio do Decreto Legislativo nº 1/2005, instituiu o Prêmio Mulher Cidadã – “Eleonora Camargo Queiroz”, com o objetivo de, anualmente, agraciar mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher ou que tenham atuado de forma destacada, em ações tendentes a minimizar as desigualdades sociais. Desde então, a Câmara Municipal entrega este prêmio anualmente. “Este ano ocorre a 10ª edição do prêmio e a Câmara Municipal, nesta oportunidade, irá entregá-lo a essas três brilhantes mulheres”, enfatizou.
    O Vereador Claudinei Paulo da Silva destacou os trabalhos realizados pela homenageada Maria de Lourdes dos Santos Táboas, entre eles o apoio às entidades da cidade e à população. “Você vem realizando um belo trabalho para a população de Aparecida do Taboado, sempre buscando o melhor para o seu próximo, sem pedir nada em troca”, destacou.
    A homenageada agradeceu a honraria concedida pelo Legislativo Municipal. “Quero agradecer à minha família, que sempre me apoiou e entendeu as minhas ausências, pois estava ocupada. Esta noite me deixa muito feliz, pois é o reconhecimento de um trabalho que está sendo realizado há anos pela sociedade aparecidense”, destacou.
    A Senhora Josefa Aparecida de Queiroz trabalha há cinco anos na Casa da Hospitalidade São João de Deus, que tem oito anos de atuação em Aparecida do Taboado, e contribui com as famílias mais carentes e auxilia os idosos e doentes aparecidenses. “Com muita sensibilidade a Senhora Josefa sempre está contribuindo e ajudando aquelas pessoas que estão passando por qualquer necessidade; quem convive e atua ao seu lado confirma que ela dedica um longo tempo de seu dia a dia ao trabalho voluntário e, especialmente ajudando aqueles que precisam”, frisou Luiz Panela.
    Josefa Aparecida agradeceu primeiramente a Deus, que consagra todas as suas ações. “Todos que conhecem a minha história sabem que durante anos fui educadora na rede municipal de ensino, atuei como Secretária de Educação, Coordenadora Educacional e, com muito amor, fui professora; e, na comunidade católica, sou cursilhista. Tenho quatro filhos e foi neste seio familiar que iniciei o cuidar e amar incondicionalmente; e é com esse sentimento de agir em prol do próximo que me fez há cinco anos aceitar o lema da Casa da Hospitalidade ‘Pela vida, a vida toda’, onde ajudamos o próximo que está mais necessitado”.
    O prêmio Post Mortem à Senhora Iraci Alves de Jesus foi escolhido por sua determinação e, especialmente, pelo amor à educação. “Iniciou sua carreira acadêmica na escola fundada dentro de sua residência, mostrando assim o seu amor pela educação. Na vida social, sempre foi muito prestativa, sendo que trabalhou incansavelmente para comprar o terreno onde foi construída a Igreja de São Lázaro. Em 2012, começou uma luta contra o câncer, vindo a falecer na cidade de Campo Grande, no dia 9 de janeiro de 2015”, falou o Vereador Rodrigo Queiroz Neto.
    A filha da homenageada, Irani Albuquerque, agradeceu a homenagem prestada a sua falecida mãe. “Hoje é um dia histórico para a minha família; apesar da dor da separação, publicamente a sociedade aparecidense reconhece feitos da filha dos trabalhadores rurais, nascida no campo e de família humilde. Apesar das muitas dificuldades na época, minha mãe concluiu seus estudos sem medir esforços. Com a vocação para educar, começou a sua labuta na área da educação, só parando com a sua merecida aposentadoria; outro marco importante deixado por ela foi a construção da Capela São Lázaro, onde teve participação ativa, desde o projeto até a construção final. Para nós, fica seu legado de honestidade, integridade e de pessoa que lutou por seus ideais de exemplos de filha, esposa, mãe, avó e bisavó”, finalizou.
    O Prefeito José Robson Samara parabenizou a Câmara Municipal, pela justa homenagem à mulher aparecidense. “As três homenageadas da noite vêm representando muito bem a sociedade de Aparecida do Taboado, com grandes feitos, que vão ficar marcados para sempre na vida de cada pessoa que vocês ajudaram. Parabéns a todas as mulheres aparecidenses, que tanto contribuem para o crescimento da nossa querida cidade. O meu muito obrigado a todas vocês”.
    A Primeira Dama, Lucilene Táboas Carrasco, parabenizou todas as mulheres aparecidenses e, em especial, as homenageadas. “Essas três mulheres são merecedoras do Prêmio Mulher Cidadã, pois vêm dia a dia se destacando na nossa sociedade e, especialmente, contribuindo para melhorar a vida das pessoas a sua volta. Parabéns à Maria de Lourdes dos Santos Táboas, Josefa Aparecida de Queiroz e à família da querida Iraci Alves de Jesus; e, claro, a todas as mulheres aparecidenses”.
    Para finalizar, o Presidente do Legislativo parabenizou todas as mulheres pelo seu dia. “Reconheço e enalteço a importância da mulher para o fortalecimento das bases morais da família e da sociedade, e, também, como instrumento eficaz de consolidação da democracia em nosso país. De forma especial, reconheço a importância e o valor para a sociedade aparecidense, de cada mulher homenageada nesta Casa de Leis”, destacou.
    Participaram da sessão solene, todos os membros do Conselho Deliberativo, as homenageadas e familiares.

 

CONFIRA MAIS FOTOS: http://www.costalestenews.com.br/social/fotos/2016/03/08/premio-mulher-cidada.html

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog