A terça-feira de carnaval em 2020 vai ser no dia 25 de fevereiro. Os desfiles das escolas de samba de São Paulo serão nos dias 21 e 22 de fevereiro (sexta e sábado). No Rio de Janeiro, as escolas do Grupo Especial vão entrar na Sapucaí nos dias 23 e 24 de fevereiro (domingo e segunda).
A apuração e o resultado com a campeã do carnaval paulista sai no dia 25 de fevereiro (terça), e a do carnaval carioca, no dia 26 (quarta).
Veja datas do carnaval 2020:
21/2 – Sexta-feira
22/2 – Sábado
23/2 – Domingo
24/2 – Segunda-feira
25/2 – Terça-feira de carnaval
26/2 – Quarta-feira de Cinzas
Desfile das escolas de samba de São Paulo
21/2 – Sexta-feira: Desfile do Grupo Especial
22/2 – Sábado: Desfile do Grupo Especial
23/2 – Domingo: Desfile do Grupo de Acesso
25/2 – Terça-feira: Apuração dos desfiles das escolas de samba
28/2 – Sexta-feira: Desfile das escolas campeãs do carnaval de SP
Dentre as novidades do carnaval paulistano, está a estreia de um dos nomes mais famosos do carnaval carioca, Paulo Barros, que estará na linha de frente da Gaviões da Fiel. Esta é primeira vez que ele vai atuar no carnaval paulistano. Ele vai comemorar os 50 anos da escola com o carnavalesco Paulo Menezes. Os dois já trabalharam juntos na Portela em 2017.
Desfile das escolas de samba do Rio
21/2 – Sexta-feira: Desfile da série A
22/2 – Sábado: Desfile da série A
23/2 – Domingo: Desfile do grupo especial
24/2 – Segunda-feira: Desfile do grupo especial
25/2 – Quarta-feira: Apuração dos desfiles das escolas de samba
29/2 – Sábado: Desfile das escolas campeãs do carnaval do Rio
Das 13 escolas do Grupo Especial, pelo menos dez inseriram críticas nas letras de seus sambas para 2020. “Messias de arma na mão”, “marajá em Bangu”, “respeita o meu axé” e “o Rio pede socorro” são alguns dos versos que miram em personagens ou questões da cidade e do Brasil. Também terá Jesus contemporâneo e homenagem-manifesto a Elza Soares.
Carnaval em Pernambuco
Em 2020 o Galo da Madrugada vai exaltar a literatura de cordel e as xilogravuras. O artista plástico J. Borges foi escolhido para representar os artesãos no desfile. Maior bloco de carnaval de rua do mundo segundo o Guiness Book, o Galo ganha as ruas do Recife no Sábado de Zé Pereira, no dia 22 de fevereiro.
Já o Homem da Meia-Noite vai homenagear o Cordel do Fogo Encantado, Rogério Rangel e Maestro Oséas em 2020. Com o tema ‘Chover’ para o carnaval, Calunga busca provocar reflexão sobre os usos da água do Grande Recife até o Sertão.
Carnaval na Bahia
Em 2020 a folia passará pelos Circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande), Mestre Bimba (Em Amaralina) e Batatinha (Pelourinho) em Salvador.
A cantora Ivete Sangalo anunciou um camarote próprio, no circuito Dodô (Barra-Ondina), para o carnaval. Já a Gloria Groove vai puxar um trio elétrico pela primeira vez em 2020, com o “Bloco das Poderosas”. O desfile será realizado no circuito Barra-Ondina no dia 22 de fevereiro.
O bloco tradicional “As Muquiranas” também já definiu o figurino para a folia: “As Muquiranas no País das Maravilhas”.
“A gente estava bastante preocupado, porque como o bloco está comemorando 55 anos de existência, queríamos fazer algo especial. A Alice é uma menina desbravadora, curiosa e divertida, o que é a cara do folião das Muquiranas”, disse o estilista Fábio Sande.