Inocência (MS) – Na manhã do dia 14 (quinta-feira), aconteceu a saída da 1ª Cavalgada “Caminhos de Taunay – 150 anos”, foi uma oportunidade única de reunir historiadores, cavaleiros, estudantes e amigos de Inocência e Paranaíba em torno de uma proposta que pode virar tradição e atração turística: uma cavalgada para reviver os caminhos do Visconde de Taunay em nossa região, com a presença do secretário Ariovan Gonzaga Nogueira, de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o secretário Drauton Batista de Souza, de Esportes, Cultura e Lazer de Inocência, acompanhado de dois cavaleiros representando o município de Inocência, Tales Ferreira de Souza e Bruno Aparecido da Silva Freitas, que puderam prestigiar e representar o município neste evento tão importante para região.
Para resgatar parte da história, um grupo de pessoas de Paranaíba e Inocência decidiu homenagear o escritor da obra literária Inocência com uma cavalgada por trechos e locais provavelmente trilhados pelo então militar. Quando o engenheiro militar Alfredo D'Escragnolle Taunay participou da Guerra do Paraguai (1860- 1874), percorreu solo mato-grossense, acompanhando o movimento da tropa brasileira. Ele escreveu o livro “Retirado da Laguna” que registra um dos momentos mais marcantes do maior conflito bélico da América do Sul. Na época, o nobre militar concluiu ainda, o romance “Inocência”, baseado em suas andanças pelo território sul mato-grossense durante o Brasil Império.
No dia 14, (quinta-feira) primeiro dia da cavalgada, os cavaleiros iniciaram o percurso após café da manhã, às 9h na chácara da OAB, em Paranaíba, e seguiram em direção a fazenda de Totti Machado, onde foi servido almoço para comitiva.
O jantar e pouso do primeiro dia ocorreu no distrito do Alto Santana, onde uma escola foi adaptada para receber os cavaleiros, com redário e uma programação cultural. No dia 15 (sexta-feira), o café da manha foi servido na escola do Alto Santana. A comitiva seguiu para o almoço na fazenda Tonzinho e durante a tarde prosseguiram em direção da fazenda de propriedade de Lenito Faustino, na região do Espicha Couro, ainda em território de Paranaíba, para jantar, pouso e café da manhã.
No dia 16 (sábado), a comitiva continuou com almoço na fazenda Campeira e jantar na fazenda Santa Emilia, na região do Rio Quitéria. No dia 17 (domingo), a chegada festiva aconteceu em Inocência, com almoço no Recinto da Cofapi.