Aparecida do Taboado (MS) – Amanhã (2) é dia de visitar os cemitérios e prestar homenagem à memória dos familiares, amigos e de pessoas admiráveis falecidas, e o Cemitério Municipal já está movimentado desde hoje (1).

Algumas pessoas deixaram para a última hora e estão hoje fazendo a limpeza dos túmulos de familiares. É o caso das irmãs Marina e Marilda Marques, que enfeitam o jazigo da mãe, dona Aparecida Rosa Rigonato Marques, sepultada há 23 anos. Com flores e adereços, elas preparam o local para o fim de semana, que deve ser movimentado.
Comerciantes também aproveitam a sexta-feira para montar as barracas das muitas variedades que serão comercializadas neste Dia de Finados em frente ao campo santo.

O Costa Leste News foi conferir de perto essa movimentação e encontrou barracas que vão vender flores, flores artificiais, velas, fósforos, entre outros artigos típicos da ocasião. Os preços variam entre 1 e 25,00, e a meta dos ambulantes é faturar até 20% a mais que no ano passado, considerando que a economia voltou a dar sinais de melhora em Aparecida do Taboado.
Além disso, a diversidade gastronômica também chamou a atenção. No local, aparecidenses e visitantes vão encontrar barracas de pastel, garapa, churros, sorvetes, espetinhos e bebidas em geral que, inclusive, já estão funcionando e seguirão atendendo até às 20h de hoje.
Cláudio e Elizandra, que há 7 anos montam uma barraca na entrada da Cemitério, contaram ao Costa Leste News que vão aproveitar as vendas desse ano para terminar as obras de reforma da casa. Segundo ele, que trabalha na indústria e monta a barraca apenas no Dia de Finados, vale a pena investir na atividade porque através dela, o casal consegue juntar um dinheiro extra no final de ano. Na barraca, eles vão comercializar flores, flores artificiais, velas e água.

Dona Lourdes e o marido Corumbá (presidente da Associação de Vendedores Ambulantes de Aparecida do Taboado) estão há 15 anos participando do comércio ambulante em Dia de Finados. Segundo ela, que vendeu toda a mercadoria no ano passado, eles aumentaram a quantidade de produtos e esperam vender 20% a mais este ano.
Já dona Maria do Socorro vai participar pela primeira vez. Ela e o marido estão apenas há 1 e meio morando em Aparecida do Taboado, vindos de Limeira-SP, e ela aceitou o convite de um casal de amigos para vender pastel durante a visitação ao Cemitério, “eu já vendia pastel na feira em Limeira, então não vai ter dificuldade nenhuma”, contou ela, dizendo ainda que “está ansiosa para ver o movimento” e para vender os pasteis.
Mais de 5 mil pessoas devem passar pelo Cemitério Municipal neste sábado (2).
Missa
O padre Vicente, pároco do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, vai celebrar uma missa campal, às 8h (BR), no Cemitério Municipal para que as pessoas possam orar pelos entes queridos. A celebração é aberta ao público.
Na última terça-feira, 29, o pároco realizou uma visita ao Gabinete do prefeito Robinho Samara para tratar sobre assuntos relacionados à Igreja Católica e recebeu a doação de uma tenda para dar mais comodidade aos fiéis que participarem da Missa de Finados.
História

Oficialmente, o Dia de Finados foi incluído na liturgia (sequência de ritos da Igreja Católica) no século 13, graças aos esforços do monge beneditino Odilon de Cluny, na França. Segundo os relatos da época, esse monge notou que nem todos os mortos eram lembrados nas orações dos fiéis e, então, ele começou a pregar em benefício dessas almas.
O dia 02 de novembro foi escolhido pela proximidade com o Dia de Todos os Santos (comemorado na véspera, dia um de novembro) quando a Igreja celebra todos aqueles que morreram em estado de graça. Portanto, esse dia ficou consagrado à celebração daqueles que morreram e não costumavam ser recordados nas orações.
VEJA ALGUMAS FOTOS:











