Neste domingo (15), a comunidade católica da Diocese de Três Lagoas testemunhou o poder transformador do Espírito Santo durante o 32º Cenáculo Diocesano, que impulsionou e transformação e renovação espiritual dos fiéis que passaram pelo Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Taboado.
Celebrado no domingo em que a igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, o evento reuniu mais de 1,2 mil fiéis, provenientes de grupos de oração de 12 paróquias da Diocese e região, advindas dos municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Paranaíba, Inocência, Selvíria, Três Lagoas Santa Rita do Pardo, Água Clara e Brasilândia no Estado de Mato Grosso do Sul; e de Ilha Solteira, Palmeira D’Oeste e Santa Fé do Sul, no Estado de São Paulo.
O Jubileu da Renovação Carismática Católica se alicerçou no grande ensinamento do apóstolo Paulo na carta aos Romanos, onde ele afirma que “Pela virtude do Espírito Santo transbordareis de esperança” – (Rm 15, 13), dando ênfase ao ano jubilar, onde a igreja convida os fiéis a serem ‘peregrinos de esperança”.
O Cenáculo iniciou com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Gonçalves Knupp e concelebrada pelo pároco local, padre José Maria. Na homília, Dom Luiz enfatizou a importância da Santíssima Trindade, destacando que Deus se revela como mistério trinitário, sendo este o núcleo fundamental da fé católica. “Antes de ser doutrina é um evento salvador. O objetivo da solenidade não é desvendar o mistério trinitário, nem mesmo compreender e decifrar aquele que é um em três, mas, em meio a vislumbres de compreensão, queremos contemplar um Deus que é amor e comunidade”.
Ele ainda chamou a atenção para o Espírito Santo, que é a essência do carisma da RCC, “o Espírito é o que conduz à verdade de Jesus. A revelação é una porque tem sua origem no Pai, se realiza no Filho e se aperfeiçoa na Igreja com a ação do Espírito Santo. Por isso é tão profundo o que vivemos durante o Cenáculo. Mas, a Renovação não faz nada sozinha, é preciso a união de toda a igreja”, disse ele.
Após a Santa Missa, tiveram início as pregações, que foram ministradas pelo membro atual do Conselho Nacional da RCC Brasil, Vicente Gomes, complementadas por momentos de oração e louvor conduzidos pelos Missionários Nova Aliança, enquanto espaços de convívio como a praça de alimentação e iniciativas de evangelização – com o Cenáculo Kids e Grupo de Jovens – envolveram as famílias, com dezenas de crianças e jovens participando. O evento terminou após momento emocionante de adoração e benção do Santíssimo Sacramento.
O Cenáculo Diocesano, mais uma vez, foi um verdadeiro testemunho do poder transformador do Espírito Santo, fomentando um encontro pessoal com Jesus e impulsionando a transformação e renovação espiritual dos presentes.
O evento também contou com a presença do presidente do Conselho da RCC de Três Lagoas, Emerson Peralta Figueiredo; do prefeito municipal José Natan e da imprensa local.
























