Aparecida do Taboado (MS) – Está quase tudo pronto para a inauguração do Centro de Equoterapia ‘Iná Cintra Cardoso’, que ocorrerá na sexta-feira, dia 10 de junho, no Recinto de Leilões do Sindicato Rural. Na ocasião, será realizada uma aula inaugural, para demonstrar o trabalho que será desenvolvido no espaço, que foi construído pelo Sindicato Rural do município e atenderá praticantes do método terapêutico que utiliza cavalos no desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência ou que tenham necessidades especiais.
O Passo a Passo é um programa de equoterapia do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que completou um ano e apoia os Sindicatos Rurais que instalaram ou estão em fase de instalação dos Centros de Equoterapia em seus municípios.
Segundo o Presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanches, para que possa funcionar, o local deve contar com espaço para aulas e equipe multidisciplinar, que é formada por psicólogo, fisioterapeuta e equitador. “Essa equipe está passando por um treinamento na Ande-Brasil – Associação Nacional de Equoterapia, com sede em Brasília (DF), para poder atender aos alunos”, explicou.
O Centro de Equoterapia ‘Iná Cintra Cardoso’ irá atender a cerca de 30 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além da comunidade. “Espera-se, com os atendimentos, ganho motor, social, cognitivo e psicológico dos participantes, a partir de movimentos, experiências motoras e sensitivas, que contribuirão para seu desenvolvimento e fortalecimento emocional, por meio do contato com o cavalo e as situações que são criadas durante as sessões de equoterapia”, destacou Eduardo.
Segundo a Ande-Brasil, equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final, desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
Investimentos e parcerias
O Recinto de Leilões do Sindicato Rural está passando por uma ampla reforma e adequação para receber o Centro de Equoterapia, entre elas pasto adequado para os animais, construção de três baias para os cavalos, rampa de acesso, reforma de toda a estrutura do recinto, além das adequações necessárias para pessoas com deficiência. Até o momento, a obra teve um custo de mais de R$ 25 mil.
O Presidente do Sindicato Rural informou que vem buscando parcerias com produtores rurais, indústrias e empresas de Aparecida do Taboado e região, para dar mais força ao projeto.
“Para divulgar esses parceiros será instalado em breve um outdoor no Recinto de Leilões, com a logomarca e nome de todos que vêm contribuindo, pois, dessa forma, vamos dar visibilidade a eles também”, finalizou Eduardo.