Aparecida do Taboado (MS) – Foi realizada na manhã desta segunda-feira (24) na sede do Cartório Eleitoral, a cerimônia pública de transição, lacração e conferência das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições Gerais que acontecerá no próximo domingo (30).
Os equipamentos que serão usados nas seções eleitorais do município no dia da eleição, receberam as mídias com os dados dos candidatos para o Governo do Estado e Presidência da República e após o procedimento, foram testados pelos fiscais presentes e receberam lacres físicos.
De acordo com o chefe do cartório eleitoral, José Klécius, após a cerimônia pública, as urnas estão preparadas para a votação, não sendo possível alterar nenhuma informação ou dado, além disso, todas as ações realizadas nas urnas são registradas pelo sistema dos equipamentos.
“As urnas são programadas para o uso a partir das 06h do dia 30 de outubro. Os testes realizados durante a cerimônia não são registrados como votos válidos na eleição e durante a cerimônia também emitimos a relatório da zerésima que comprova que não há votos registrados antes do horário permitido”, explicou José Klécius.
Ao Costa Leste News, o chefe do cartório também informou que existem 120 órgãos que participam do processo de fiscalização dos equipamentos e todos têm acesso aos relatórios.
Também presente na cerimônia, o juiz da 24ª Zona Eleitoral, André Ricardo, explicou que as urnas eletrônicas não possuem acesso à internet ou bluetooth e funcionam de forma isolada, ou seja, não existe a possibilidade de conexão externa e alteração dos votos nos equipamentos durante a eleição.
Com a finalidade de manter a transparência do processo, entidades fiscalizadoras, como partidos políticos, são convidadas a participarem da cerimônia pública, entretanto, estiveram presentes nesta segunda-feira (24), apenas o juiz eleitoral, André Ricardo; a promotora de justiça, Dra. Jerusa Araújo Junqueira Quirino; o chefe do cartório eleitoral José Klécius e demais colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral.
Desde junho deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém uma página na internet que divulga informações sobre a urna eletrônica e a segurança do processo eleitoral, para acessar, clique aqui.