As condições climáticas de Nova Andradina não estavam favoráveis para a realização de um evento no dia 1º de junho. Ainda assim, mesmo com fortes chuvas, o Circuito Pecuário – Sistema Famasul realizado na tatersal do Parque de Exposições Henrique Martins foi um sucesso e ficou lotado com a participação de aproximadamente 600 pessoas, um número considerado recorde.
De acordo com o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, o evento consolidou o perfil do pecuarista sul-mato-grossense, cada vez mais atento a novas tecnologias e informações de qualidades. "Este é o evento com o maior público entre as realizações do Circuito Pecuário", reforçou o dirigente dando ênfase à vocação produtiva do setor.
"Mato Grosso do Sul tem três pilares que fortalecem o desenvolvimento do setor: temos terras naturalmente fertéis, temos grande acesso a pesquisas, com três Embrapas e com duas Fundações de pesquisa, como a Fundação MS e Fundação Chapadão. Além da possibilidade de implantar novas tecnologias", acrescentou Saito que citou também os números do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, reforçando a importância do acesso a conhecimentos técnicos. "Foram mais de 100 mil atendimentos em 2015".
De acordo com as informações apresentadas pelo presidente do Sistema Famasul a região entorno de Nova Andradina possui um rebanho que ultrapassa um milhão de cabeças. "A informação é uma ferramenta para enfrentar qualquer tipo de intempérie que não é específica à nossa atividade".
Para o presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, Hemerson Israel dos Santos, a participação dos produtores rurais de Nova Andradina e dos municípios vizinhos mostram o engajamento do setor. "Estamos satisfeitos e realizados. Nem chuva impediu o empenho dos produtores. A nossa região tem uma atividade econômica baseada na pecuária de corte e leite, mas estamos nos destacando na agricultura. Para desenvolver ainda mais, precisamos tomar nossas decisões com base nas informações ".
Palestra – O evento foi marcado pela realização da palestra o especialista em comunicação, Jose Luiz Tejon Megido, com o tema 'Quem vai ao futuro e quem fica no presente? Os desafios dos produtores rurais'.
Entre os diversos assuntos abordados, Tejon salientou a importância da sucessão familiar para o desenvolvimento rural. "O produtor do futuro é o produtor digital", afirmou Tejon, acrescentando também. "Sem o jovem na agricultura, não teremos sucessão. Produtores, coloque seus filhos para conhecer melhor a mecanização da agricultura de precisão . Estimulem seus filhos na gestão. Vamos mergulhar nisso. Sem os jovens, não haverá propriedade rural daqui há dez anos".
Além das lideranças rurais, participaram também do evento o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; a diretora-secretária da instituição, Terezinha Cândido; o diretor executivo da Federação, Lucas Galvan e o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.
Também estiveram presentes, a chefe adjunta de Pesquisa da Embrapa Gado de Corte, Lucimara Chiari, que representou o Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares; o prefeito interino de Nova Andradina, Milton Sena e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF), Jerônimo Alves Chaves, representante o secretário estadual Fernando Lamas.
Os presidentes dos sindicatos rurais que estiveram presentes: Edy Elaine Tarrafel, de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul; Florindo Cavalli Neto, de Santa Rita do Pardo; Marco Garcia de Souza, de Três Lagoas; José Ricardo Casotti, de Fátima do Sul; José Pereira da Silva, de Jateí; Paulo Cardim, de Deodapólis; Ligia Franciscon Ricardo, de Anaurilândia; Yoshihiro Hakamada, de Naviraí; Luciano Aguiar, de Corumbá; Valter Dalla Valle, de Vicentina; Manoel Agripino Cecílio de Lima, de Bataguassu; Edgar Yamato, de Glória de Dourados; Altamir José Ramos Fonseca, de Baytaporã e Antônio Gesuatto, de Angélica.
Sobre o evento – Nova Andradina sediou o Circuito Pecuário Famasul, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e pelo Sindicato Rural do município, além do apoio de várias instituições públicas e privadas. Com o tema 'Criando oportunidades, construindo soluções', o evento contou com a participação de mais de 600 pessoas de vários municípios, com a presença de lideranças rurais e políticas.