Aparecida do Taboado (MS) – Com transmissão comunitária, Aparecida do Taboado vive hoje o mais alto pico de infectados com o novo coronavírus desde o início da pandemia. O aumento de 31,4% no número de casos nas últimas 24hs acende o alerta para que a população reforce os cuidados preventivos e o distanciamento social a fim de evitar o colapso na Saúde.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado a pouco pela Secretaria Municipal de Saúde na página oficial da Prefeitura, Aparecida do Taboado chega aos 46 casos confirmados nesta sexta-feira (10), dos quais 24 estão em isolamento domiciliar, 4 em isolamento hospitalar, 17 estão recuperados e há ainda 1 óbito pela doença. O município ainda registra mais 5 casos em investigação. Ao todo, 150 exames já foram descartados para Covid-19.
A secretária municipal de Saúde, Tatiane Bernardes, orienta a população quanto aos cuidados e medidas que devem ser adotadas caso o cidadão apresente sintomas de gripe. “É preciso que a pessoa procure a rede de atenção à saúde, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos. Em caso de diagnóstico positivo para COVID-19, fique em isolamento domiciliar, utilize máscara o tempo todo, faça a higienização da casa com álcool 70%, separe utensílios de uso pessoal e mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária”, disse.
A Secretaria de Saúde reforça as recomendações de prevenção à doença:
Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.