Com 59 vagas, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) abre inscrições para estagiários. Podem se inscrever alunos da rede pública estadual e do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que estejam no 9º ano do ensino fundamental ou no 1º ano do ensino médio.
Estudantes do EJA (Educação de Jovens Adultos) e do AJA (Programa Avanço do Jovem na Aprendizagem) também podem participar.
Os candidatos que forem aprovados terão que cumprir carga horária de 20h semanais, sendo divididas em 4h diárias. Os horários do estágio podem ser distribuídos das 12h às 18h ou das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. Será recebido pelo estagiário uma bolsa mensal de R$ 605, além de auxílio-transporte.
Para Campo Grande foram disponibilizadas 16 vagas para os cartórios eleitorais e arquivo central. Já para Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã há duas vagas para cada município.
Enquanto as cidades de Água Clara, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Fátima do Sul, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Eldorado, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora há apenas uma vaga para cada município.
O processo seletivo será dividido em duas partes. A primeira será a aplicação de redação, que acontecerá no dia 4 de outubro, às 14h30. Na Capital será realizada no Centro Educacional de Educação Profissional Hércules Maymone, na Rua Joaquim Murtinho, 2612. Nas cidades do interior serão aplicadas na sede do cartório eleitoral ou outro local designado pelo chefe de Cartório Eleitoral sendo afixada no mural do Cartório.
A segunda parte será de entrevista que ocorrerá no dia 13 de novembro, nesta etapa participam apenas os candidatos selecionados na fase anterior. Ambos os resultados serão publicados no DJE (Diário da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul) e divulgados no site www.tre-ms.jus.br.