Aparecida do Taboado (MS) – Aconteceu neste domingo (21), o mutirão para a limpeza dos rios Paraná, Paranaíba e Formoso promovido pela Associação SOS Rio Paraná. A ação teve a finalidade de chamar atenção para o Dia Mundial da Água, comemorado ontem (22).
Com o apoio do governo municipal e voluntários, a associação retirou das margens dos rios volume aproximado de nove caçambas de resíduos orgânicos e inorgânicos, que em sua maioria, são deixados por banhistas e pescadores.
O mutirão reuniu voluntários em alguns pontos dos rios como, Clube do Fórum, Ponte Rodoferroviária, Rancho São Matheus, e Loteamentos Formoso, Praia, Anduraluá, Colorado, Lago Azul e Bom Jesus.
Ao Costa Leste News, a presidente do SOS Rio Paraná reiterou a importância da ação e principalmente, da conscientização da população, “a coleta serve para retirar do ambiente desde um papel de bala até o maior resíduo encontrado. Tudo que brilha ou tem cor, os peixes e animais comem. […] Esperamos que futuramente isso acabe, devido à conscientização da população em levar o lixo embora para o destino correto”, disse.
A finalidade do mutirão, além de retirar os resíduos de lugares inapropriados, é de chamar atenção para o uso consciente da água e do cuidado com o meio ambiente.
“ Novos mutirões serão programados, porém a lição esperada é de que não haja mais lixo nas praias. Contamos com o apoio da população que será o fiscal mais importante para repassar essa conscientização”, disse Leila Mussi.