Aparecida do Taboado (MS) – A Câmara Municipal realizou na manhã desta quarta-feira (30) a primeira sessão do ano, de forma extraordinária, para votar o Projeto de Lei nº 01/2019 que determina o reajuste salarial de 2019.
Por unanimidade, os vereadores aprovaram o índice de 4,61% proposto pelo Executivo. A majoração atende todos os servidores públicos municipais e também os agentes políticos, como prefeito, vice, secretários e diretores – que integram o alto escalão da Administração Pública, bem como os vereadores.
Não houve debate na tribuna e por se tratar de sessão extraordinária também não foi aberto espaço para fala de vereadores.
Com a definição dentro do mês base, o pagamento referente ao mês de janeiro já terá o valor reajustado. Segundo o secretário de Fazenda e Planejamento, Juner Cezar, a equipe agora trabalha para concluir o pagamento da folha até dia 31.
No caso dos vereadores, a remuneração (que hoje é de R$ 7.378,39) só será reajustada após a atualização do subsídio dos deputados estaduais, que atualmente é de R$ 25.322,25, já que ela não pode ultrapassar 30% do valor.
Sindicato
Na noite do dia anterior (29), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais convocou uma assembleia extraordinária para colocar em votação o reajuste proposto pelo Executivo. Com mais de 60 servidores presentes, entre ativos e aposentados, o índice foi aprovado por unanimidade.
Segundo o presidente do Sindicato, Gilson Alves Garcia, a categoria reivindicava 6% de reajuste, mas considerou 4,61% um valor satisfatório já que o índice está acima do valor inflacionário – que foi de 4% – e do próprio salário mínimo nacional (3,43%).


