/

?Com voto de Ronaldo Néris, chapa da situação vence a eleição na Câmara

3 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – A próxima mesa diretora que vai assumir os trabalhos na Câmara Municipal a partir de janeiro foi decidida na noite desta quarta-feira (19) sob grande expectativa da população, já que as definições de chapas ficaram realmente para a última hora.

      A chapa 1, presidida pelo vereador José Rodrigues de Matos, mais conhecido como Zezão do PT, venceu a chapa 2, encabeçada por Walteir José de Oliveira, popular Véião, por 5 votos a 4. A chapa vencedora ainda traz o líder do prefeito na Câmara, vereador Andrey Magno dos Reis, como vice-presidente; o atual presidente, Alaor Bernardes (Lolozinho), como 1º secretário, e Ronaldo Néris como 2º secretário. Os três primeiros edis nunca esconderam a aliança com o atual governo. Já na chapa do Véião, o vereador José Natan ocupava o cargo de vice-presidente; Marcelo Fagundes de 1º secretário e Moysés Chama de 2º secretário, sendo a maioria considerada de oposição.

    A grande surpresa, no entanto, foi a manobra do vereador Ronaldo Neris, que estava inscrito nas duas chapas para o cargo de 2º secretário, mas, para cumprir o regimento interno, teve que optar por apenas uma delas, tendo escolhido a primeira, que além do voto dos 4 integrantes, ainda contou com o voto do vereador Gilson de Barros. Com a saída dele da chapa de Véião, Moysés foi indicado para o cargo.

    A decisão do vereador, no entanto, deixou a plateia perplexa e causou indignação em parte da população, que manifestou insatisfação nas redes sociais. Isso porque, durante dois anos de mandato, Ronaldo Néris fez uma oposição ferrenha à atual Administração e ao grupo da situação no Legislativo – ao qual ele acabou se juntando – utilizando termos bem pejorativos em seus discursos, como ‘corja’, ‘canalha’ e até ‘organização criminosa’.

    Em seu primeiro pronunciamento, minutos após o resultado, o presidente eleito da mesa diretora 2019-2020 disse que venceu a democracia e que o objetivo agora é buscar o melhor para Aparecida do Taboado. Zezão propôs a união entre os vereadores e afirmou que a lei orgânica do Município será reformulada, assim como o Regimento Interno da Casa de Leis que, segundo ele, estão ‘defasados’ [ultrapassados]. No entanto, seu primeiro compromisso firmado foi preservar a equipe de servidores, “vou manter todos os funcionários dada à competência de cada um aqui dentro”, disse ele.

    Lolozinho, que está finalizando seu mandato de presidente e fará parte da nova mesa como 1º secretário, parabenizou Zezão pela vitória e agradeceu os vereadores que compuseram a mesa diretora na sua gestão pela parceria e comprometimento, bem como os demais nobres colegas. Ele fez questão de ressaltar que a economia gerada no seu mandato vai propiciar a histórica devolução de mais de R$ 1,5 milhão à Prefeitura em sobras do duodécimo, sendo que até agora já foram devolvidos R$ 1,3 milhão, conforme o portal da transparência, o que contribuiu, segundo o vereador, para o pagamento de bolsas universitárias, do 13º salário dos servidores, da reforma do Centro Comunitário da Cohab, entre outros investimentos.

    A posse da nova mesa diretora está marcada para o dia 12 de janeiro, às 10hs (MS), na Secretaria da Câmara. O mandato é de 2 anos.

 

Repercussão negativa

      Após o Ronaldo Neris anunciar que integraria a chapa onde todos os vereadores são da situação, o presidente do Diretório Municipal do PDT, ex-prefeito André Alves Ferreira, que estava no plenário, afirmou que vai pedir a expulsão do vereador do partido, alegando infidelidade partidária.

      Segundo André, o vereador não seguiu a ideologia da sigla, que é de oposição ao governo, se juntando à base aliada e ‘indo contra’ todo o trabalho que ele vem desempenhando na Câmara nos últimos dois anos, “foi incoerente e traidor ao partido que o elegeu”, disse ele. Insatisfeito, o ex-prefeito afirmou que o PDT orientou o vereador para que ele mantivesse a postura durante a eleição da mesa, inclusive para não perder a credibilidade junto à população, mas que ele não seguiu e “agora vai ter que arcar com as consequências. É vereador de um mandato só”, esbravejou.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog