/

?Comissão ‘SOS Paraná’ surge com força regional em Aparecida do Taboado

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Na noite desta segunda-feira (25), em reunião no SIMTED, foi fundada a Comissão ‘SOS Paraná’, que nasceu a partir do movimento encampado por grande parte da população aparecidense e regional contra o local onde está sendo instalado o emissário de esgoto pela Sanesul, considerado de grande relevância turística e econônica não só para Aparecida do Taboado, mas para toda a região. 

    A luta é de 2013, quando a empresa deu entrada nas licenças ambientais para a implantação do emissário às margens do Rio Paraná, há cerca de 200 metros do Balneário do SIMTED, mas o assunto foi trazido à tona nas últimas duas semanas depois que a Sanesul ganhou liminar na justiça para dar continuidade às obras, que estavam paralisadas mediante ação do MPF.

    Sobretudo, a ação mais importante já encabeçada pela Comissão será a realização de uma audiência pública no próximo dia 19 de março para discutir a questão. Os integrantes ganharam apoio da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, que está organizando o evento e trará especialistas para falar sobre o assunto, principalmente os danos ao meio ambiente.

    Além da troca de local do emissário, a Comissão pede que a Sanesul acrescente no projeto a instalação de um sistema terciário para que o esgoto não corra o risco de ser despejado in natura no rio caso surja algum problema no sistema secundário, alegando que esse é um apontamento feito, inclusive, pela 4ª Câmara do MPF.

    A Comissão ainda pede que a empresa apresente o cronograma da obra e faça o prolongamento do emissário, passando de 150m para 1km do leito do rio, independentemente do local onde ele for instalado.

    Levando em consideração que o Rio Paraná pertence à União e é um importante elo para fomentar o turismo na região, além do lazer e do empreendedorismo, a Comissão conta com o apoio de ativistas, autoridades, ribeirinhos, rancheiros e empresários de Aparecida do Taboado e também de Santa Fé do Sul, Rubinéia, Santa Clara D’Oeste e Três Fronteiras, todas no noroeste paulista.

     Quem vai liderar a comissão será Ronilson Machado, presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação – SIMTED. Também fazem parte: Alyne Alves de Queiroz, presidente da OAB; Dartagnan Ramos Queiroz, empresário do setor de piscicultura; Leila Mussi, dona de empreendimento à beira rio; vereador José Natan, representando o Legislativo de Aparecida do Taboado e representantes da sociedade civil organizada.

 

Repúdio

    A Sanesul já recebeu 3 Moções de Repúdio pela obra. A primeira foi aprovada pela Câmara Municipal de Aparecida do Taboado no dia 18 de fevereiro e a segunda, pela Câmara Municipal de Santa Clara D’Oeste no dia 21. Ontem (26), foi a vez dos vereadores de Santa Fé do Sul manifestarem o repúdio à empresa. Em todas as ocasiões, o Legislativo questiona o tratamento do esgoto do município e critica o local escolhido para a instalação do emissário.

   

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog